Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 26/09/2019 Bastidores da Politica

27/09

Bastidores da Política

Indígenas

Os Paresi, tribo que planta soja e milho em seu território localizado em Campo Novo do Parecis, foram um dos grupos indígenas que assinaram a carta lida pelo presidente Jair Bolsonaro durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.


Produção

Na safra passada, liderados por Arnaldo Zunizakae, 47 anos, a tribo colheu soja em 10 mil hectares em uma das aldeias da Chapada dos Parecis. Os Paresi estão em pé de guerra com o Ministério Público Federal e o governo há vários anos.


Impasse

Eles iniciaram o plantio mecanizado na aldeia 15 anos atrás em parceria com fazendeiros da região. Por conta disso, enfrentam ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a oposição de algumas entidades indigenistas.


Bagagens aéreas 

Os deputados federais Juarez Costa, Rosa Neide e Emanuelzinho votaram pela derrubada do veto presidencial que impediu o retorno da franquia de até 23 kg da bagagem áreas. Ao todo, foram 247 votos contra o veto e 187 a favor. Mas como eram necessários 257 votos contrários para derrubar, ficou mantida a regra sem direito a franquia.

Diário da Serra

Notícias da editoria