Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 01/10/2019 Curtas

02/10/2019

Curtas

Escolas Cívico-Militares 

Quinze estados e o Distrito Federal aderiram ao modelo de escolas cívico-militares do governo federal, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As regiões Centro-Oeste, Sul e Norte tiveram adesão de todos os estados. No Nordeste, apenas o Ceará aderiu ao programa e, no Sudeste, Minas Gerais. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a adesão “foi muito boa. Estamos animados e vamos começar o projeto”.  O modelo chegará, em 2020, a 54 escolas. O objetivo é selecionar duas instituições de ensino em cada estado. Entre os dias 4 e 11 de outubro, as prefeituras deverão solicitar participação. Podem solicitar a participação, inclusive os municípios em estados que não aderiram ao programa. Mato Grosso aderiu ao modelo.


Orçamento

O MEC vai liberar R$ 54 milhões para o programa em 2020, sendo R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em algumas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e reformas, entre outras intervenções.


Escolha das escolas

Para participar da seleção, os colégios públicos devem ter de 500 a mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio. Terão preferência as escolas com estudantes em situação de vulnerabilidade social e com Ideb abaixo da média dos estados.


IFMT

Termina nesta quinta, 3, o período de inscrições para o Vestibular 2020/1 do IFMT. São ofertadas 1.218 vagas em 18 campi e dois centros de referência, entre eles de Tangará da Serra. A prova será no dia 24 de novembro, das 14 às 18h30.

Diário da Serra

Notícias da editoria