Diário da Serra

Tangará da Serra recebe evento internacional de Capoeira

Tangará em Foco 02/10/2019 Esportes

As oficinas e atividades comemorativas serão no Centro Cultural a partir desta quinta, 03

Evento receberá mais de 400 atletas

Dança, música, golpes, roda, mandinga, batizado, estilo, diversidade e muito gingado. Uma das culturas mais tradicionais e expressivas do Brasil estará em evidência neste final de semana em Tangará da Serra: a capoeira. O Internacional Jogo de Mandinga reunirá capoeiristas de Tangará da Serra, da região, de outras partes do Brasil e até dos Estados Unidos da América.


O evento, realizado pelo Instituto de Capoeira Aruandê Brasil- ICAB e Ponto de Cultura AfroBrasilidade, ainda marcará as comemorações dos 30 anos de dedicação à capoeira do Mestre Bicudo, um dos capoeiristas mais respeitados e requisitados de Mato Grosso na atualidade.


De acordo com Mary Costa, uma das coordenadoras do Ponto de Cultura AfroBrasilidade, o evento receberá mais de 400 atletas. “Além da tradicional troca de saberes entre os praticantes desta arte de expressividade genuinamente brasileira, haverá também o batizado e troca de cordas dos alunos inseridos no projeto social da capoeira ofertado pelo Ponto de Cultura. Haverá também oficinas de capoeira, a comemoração de 30 anos de dedicação a capoeira do Mestre Bicudo, além de apresentações culturais e uma orquestra de berimbaus pra marcar este momento”, destaca Mary.


As oficinas e atividades comemorativas serão no Centro Cultural a partir desta quinta, 03. O Mestre Saú, do Rio de Janeiro, ministrará uma oficina de Capoeira Pedagógica. Haverá no sábado, 05, às 17h, uma passeata, guiada ao som de instrumentos e gingado, saindo do Centro Cultural e seguindo até a Praça da Bíblia, local onde ocorrerá o batizado e a troca de cordas.
 

Notícias da editoria