Diário da Serra
Diário da Serra

Rompimento de barragem de rejeitos de mineração deixa moradores sem energia

G1/MT 02/10/2019 Polícia

Dois postes de energia ficaram soterrados pelos rejeitos

Rompimento causou pânico na população

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração, em Nossa Senhora do Livramento nessa terça-feira, 1º, deixou moradores da região sem energia elétrica. Dois postes de energia ficaram soterrados pelos rejeitos e outros dois foram danificados.


Segundo a concessionária de energia, foram realizadas operações emergenciais para interligar a rede à outra fonte de energia. No entanto, 37 casas continuam sem o fornecimento.


“Já identificamos a necessidade de recuperação da linha de alta tensão para que volte ao seu funcionamento normal. As torres atingidas precisarão ser reconstruídas para recompor o sistema de energia elétrica do município”, diz trecho da nota.


A concessionária informou ainda que equipes técnicas estiveram no local fazendo avaliação nesta quarta-feira, 2, para que o funcionamento da rede elétrica fosse restabelecido.


Os rejeitos escoaram por uma área que varia de 1 km a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura do barramento.


O rompimento -  Os técnicos constataram o rompimento do dique e o espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).


Dois trabalhadores ficaram feridos e foram levados ao hospital, segundo informou a ANM. A médica que atendeu as vítimas disse que os ferimentos são leves, mas ficaram em observação por algumas horas e já foram liberados.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria