Diário da Serra

Animais de estimação recebem benção no Dia de São Francisco de Assis

Fabíola Tormes / Redação DS 04/10/2019 Geral

Padroeiro dos animais, da natureza e dos pobres é celebrado nesta sexta-feira, com benção

Geral

O Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais admirados da Igreja Católica – o padroeiro dos animais, da natureza e conhecido por ser o ‘santo dos pobres’ – está sendo comemorado nesta sexta-feira, 4 de outubro, com benção aos animais de estimação.


Durante toda a manhã, seguindo até às 17h, os freis capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra estão em frente a Igreja Matriz para abençoar a todos. “Um dia bastante especial”, resume o frei Carlos Zagonel, ao falar de São Francisco de Assis, cuja vida e obras marcaram a história de muitos fiéis. “Pela vida e atitude que Francisco tinha, não só com os animais, mas de maneira especial pelo pobre, pelo doente, pelos leprosos (…) Esse é o sentido de estarmos em frente a essa igreja, dando a benção aos animais e as pessoas”.


Quem é São Francisco de Assis?


Segundo a Igreja Católica, Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. De família abastada, ele teria aproveitado a infância e a adolescência desfrutando da riqueza. No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou a vida de luxo para "desposar a Senhora Pobreza" e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas. “Ele nutria um amor imenso pelas "obras de Deus", ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido”, diz a Igreja. Ao abrir mão de sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.


Origem do Dia de São Francisco de Assis


O Dia de São Francisco de Assis é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226, e foi sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. Após dois anos da sua morte foi canonizado pelo Papa Gregório IX (1145-1241). Foi uma das mais rápidas canonizações da História da Igreja.

Notícias da editoria