Diário da Serra
Diário da Serra

Tranquilidade marca o início da votação para conselheiro Tutelar em Nova Olímpia

Assessoria 06/10/2019 Geral
Geral

Fila razoável e muita tranquilidade. Foi o que encontrou o eleitor de Nova Olímpia ao chegar na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, um dos locais de votação para o cargo de Conselheiro Tutelar. Em Nova Olímpia, dois locais de votação foram disponibilizados para o eleitor: na zona rural, Escola Reinaldo Dutra Vilarinho; e na cidade, Escola Sagrado Coração de Jesus. O horário de votação será das 08h às 17:00hs. As eleições deste domingo marcam a última etapa do processo de seleção dos Conselheiros Tutelares. Para votar é necessário apresentar título de eleitor e documento de identidade ou outro documento com foto.


A Eleição será realizada pelo sistema majoritário, com voto secreto, direto, universal e facultativo dos eleitores de Nova Olímpia.

 

Entenda como funciona
 

Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos.  Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.


Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda dos filhos.
 

As responsabilidades
 

Como podemos observar, o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de crianças. Estima-se que existem aproximadamente 30 mil conselheiros tutelares no Brasil. A principal função deles é zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, verificando se seus direitos estão sendo cumpridos pela família, pela sociedade e estado.


A Votação


Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo.
Após a eleição, os candidatos selecionados passarão por um curso de formação. A posse dos novos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2020 e o mandato tem duração de quatro anos.


Candidatos ao Cargo


Vivia Aline, Ravelly, Ricardo, Marco Moreira, Dany, Juliana, Bernadete, Crislene e Andressa.


Locais de votação


Na Cidade, Escola Sagrado Coração de Jesus e zona rural,  Escola Reinaldo Reinaldo Dultra Vilarinho.

Diário da Serra

Notícias da editoria