Diário da Serra
Diário da Serra

Criminosos roubam WhatsApp para pedir dinheiro emprestado

Paulo Desidério / Redação DS 06/10/2019 Polícia

Crimes cibernéticos estão ganhando força nos últimos anos

Vítima procurou a Polícia Civil

Um novo golpe está sendo praticado na praça e teve pelo menos dois casos registrados em Tangará da Serra. Criminosos estão ‘roubando’ números de WhatsApp, com o objetivo de se passar pela pessoa detentora do número para pedir dinheiro emprestado em seu nome. 


Uma vítima que teve sua identidade preservada, relatou que havia feito um anúncio no site de vendas online OLX. Nisso, uma pessoa que se passava por funcionário da empresa, fez uma ligação alegando a necessidade de confirmar dados, pedindo para que fosse repassado um código, por celular.


“Assim que eu enviei o código que estava na mensagem, que eu parei para olhar, eu me toquei que estava lá um negócio do WhatsApp que não tinha nada a ver com a OLX”, disse.


A polícia suspeita de que o criminoso teria recebido informação privilegiada sobre a vítima, com o número do cliente. Deste modo, utilizou um celular para tomar para si o número do WhatsApp.


Após ter perdido o acesso do WhatsApp, a vítima percebeu que se tratava de um golpe. Pouco depois, amigos lhe procuraram para perguntar se era ela que estava pedindo dinheiro. 


Um dos amigos da vítima chegou a emprestar a quantia de R$ 2 mil, que foi bloqueado pelo banco a tempo de ser usado pelos criminosos. 


“Lá no banco falaram que bastante gente está indo reclamar em relação a esses golpes”, completou. 


Um Boletim de Ocorrência foi registrado.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria