Diário da Serra
Diário da Serra

Polícia Federal faz operação contra exploração em garimpo ilegal em Aripuanã

G1/MT 08/10/2019 Polícia

Cerca de mil a duas mil pessoas já circularam no garimpo

Objetivo de cessar as atividades no grande garimpo ilegal

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira, 07, a 2ª fase da ‘Operação Trype’ no garimpo ilegal do município de Aripuanã. Cerca de mil a duas mil pessoas já circularam no garimpo, segundo autoridades.


De acordo com a PF, a operação tem objetivo de cessar as atividades no grande garimpo ilegal no município. Não há, inicialmente, mandados de prisão contra garimpeiros.


De acordo com as investigações, além do impacto ambiental na região, o garimpo ilegal estaria causando grande devastação social no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição e outros crimes.


Cerca de 160 policiais e também de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) atuarão na área durante toda semana.


A ação conta com apoio de forças de segurança do Estado de Mato Grosso. Há quase um ano o garimpo ilegal atrai aventureiros e curiosos em busca de ouro na região de Aripuanã. A situação já foi alvo de investigação da Polícia Federal em 2018 e reuniu autoridades, no entanto, a exploração continuava sem qualquer tipo de controle.


A área explorada ilegalmente registrou acidentes, soterramentos, mortes e assassinatos ao longo de quase um ano.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria