Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará da Serra sedia 5ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT

Fabíola Tormes / Redação DS 08/10/2019 Educação

JENPEX é o maior evento da história do IFMT de Tangará da Serra

A programação inicia hoje e segue até sexta-feira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Avançado de Tangará da Serra sedia a partir desta quarta-feira, 9, a quinta edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Tangará da Serra (V JENPEX), assim como o III Fórum de Educação Empreendedora do IFMT e o II Encontro da Rede Centro-Oeste de Incubadoras dos Institutos Federais. A programação segue até sexta-feira, 11, intercalada no IFMT e no Centro Cultural.


De acordo com o diretor do IFMT de Tangará da Serra, Gilcélio Peres, serão três eventos com o objetivo de fortalecer e promover as ações em ensino, pesquisa e extensão, evidenciando as boas práticas e contribuindo com a formação profissional da comunidade externa e do IFMT, com a participação de aproximadamente 250 pessoas de 18 campi do IFMT no Estado, além de Tangará da Serra. “Fomentando o conhecimento científico, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, intensificando o desenvolvimento de práticas e conhecimentos sobre tecnologias nos eixos tecnológicos oferecidos pelo campus e instigando o senso crítico e a reflexão a respeito de prementes questões sociais, étnicas e de gênero”, reforça.


As discussões serão por meio de palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, entre outros. A abertura oficial do evento está marcada para às 19h30, no teatro do Centro Cultural, com a palestra magna ‘Educação Empreendedora’, com o professor Doutor Genésio Gomes da Cruz Neto, da Universidade de Pernambuco.


Antes, porém, no Campus Avançado do IFMT, acontecerá o III Fórum de Educação Empreendedora do IFMT, das 8h às 17, oportunidade em que acontecerá o lançamento do Programa Centelha, e contará com a presença de representantes do Governo do Estado. O referido programa irá selecionar 28 propostas de empreendedorismo inovador, visando o fomento de 60 mil reais por projeto.


Para quinta-feira, 10, a programação também será intensa, sendo, nas dependências do IFMT, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com Fab/Games, oficinas, minicursos e Feira de Economia Solidária; e ainda o II Encontro da Rede Centro-Oeste de Incubadoras dos IFs, das 8h às 17h. Já no período noturno, a partir das 19h30, a palestra ‘Empreendedor na computação: por onde começar?’, com o professor Mestre e Coordenador de Extensão e Gestor do Núcleo de Incubação e Empreendedorismo do IFMT Campus Barra do Garças, Joelias Silva Pinto Júnior, encerrando com o espetáculo ‘IFMT canta Rita Lee’.


E encerrando a programação, na sexta-feira, 11, das 7h30 às 12h, as apresentações da Mostra de Trabalhos (foram 138 trabalhos, tendo uma aprovação de 86,23%) e Feira de Economia Solidária, no IFMT; e a noite, no Centro Cultural, a mesa redonda ‘O programa Future-se e seu impacto no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão das instituições públicas de ensino’.


“Toda comunidade é convidada a participar dos eventos, abertos ao público (…) Uma grande alegria receber a todos”, finaliza.



Diário da Serra

Notícias da editoria