Diário da Serra

Programa que incentiva empreendedorismo em MT é lançado em Tangará

Rodrigo Soares / Redação DS 09/10/2019 Educação

Centelha investirá R$ 1,6 milhão em empreendedorismo no Estado

Edital do programa foi lançado no auditório do IFMT

Transformar ideias inovadoras em produtos que possam ser comercializados em Mato Grosso, no país e no mundo. Esse é o objetivo do  Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha), que teve seu edital lançado em Mato Grosso na tarde desta quarta-feira, 09. O lançamento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Tangará da Serra, dentro da programação da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT  (JENPEX).


De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), professor Adriano Silva, o Centelha consiste no investimento de R$ 1,6 milhão para financiar  projetos de empreendedorismo inovador no Estado.


“Quem morar em Mato Grosso e ter idade mínima de 18 anos, havendo uma ideia inovadora, vamos recepcioná-la através do site centelha.gov.br, link onde tem todo acesso ao edital”, informou o presidente, ao destacar que 28 projetos selecionados serão financiados pelo programa. “Vamos transformar as melhores ideias em empresas. Colocaremos o produto no mercado para que possa ser comercializado. Queremos transformar ideias em produtos inovadores para serem comercializados a nível mundial. “, relatou o responsável.


JENPEX - Após o lançamento do edital Centelha, a programação da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT de Tangará da Serra segue intensa nesta quinta-feira, 10, onde das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 acontecem  Fab/Games, oficinas, minicursos e Feira de Economia Solidária; e ainda o II Encontro da Rede Centro-Oeste de Incubadoras dos IFs, das 8h às 17h.


Já no período noturno, a partir das 19h30, a palestra ‘Empreendedor na computação: por onde começar?’, com o professor Mestre e Coordenador de Extensão e Gestor do Núcleo de Incubação e Empreendedorismo do IFMT Campus Barra do Garças, Joelias Silva Pinto Júnior, encerrando com o espetáculo ‘IFMT canta Rita Lee’.

Notícias da editoria