Diário da Serra
Diário da Serra

Município reforça a prevenção com Outubro Rosa

Rodrigo Soares / Redação DS 13/10/2019 Saúde

Secretaria de Saúde está desenvolvendo programação especial

Outubro Rosa

Município reforça a prevenção com Outubro Rosa

Através da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra intensificou os trabalhos voltados a prevenção do Câncer de Mama. Para reforçar a importância do tema, o Município organizou uma programação especial, que já está acontecendo no decorrer de todo esse mês.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dienifer Feix, as ações tem como objetivo incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e útero.


“Estão sendo realizadas ações específicas durante todo mês de outubro nas Unidades de Saúde da Família, com coletas de exames de preventivos de colo uterino, na faixa etária  de 25 a 64 anos”, comentou a secretária, destacando que além desse trabalho específico, que já está sendo realizado nas Unidade de Saúde da Família no município, a Clínica da Família, que fica localizada na Avenida Tancredo Neves,  também está promovendo no período noturno a realização de exame preventivo.


Assim como no ano passado, nessa edição o Outubro Rosa também terá o Dia D de atividades, oportunidade em que no próximo dia 26 de outubro haverá realização de coleta de preventivo nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Alto da Boa Vista, Jardim Presidente, Jardim Tangará II, Morada do Sol e Jardim Santa Izabel, além do Posto Central. “Esse Dia D acontecerá das 08h às 16h. É uma campanha realmente de extrema importância, então pedimos a adesão de toda população, pois a prevenção é fundamental”, relatou a secretária.


Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, além da Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo de Apoio Oncológico (GAO) Luz da Esperança também está promovendo o Outubro Rosa em Tangará da Serra. Nessa edição, a programação conta com atividades educativas por meio de rodas de conversa e palestras em escolas e empresas, além da tradicional “Macarronada do GAO”, que será realizada no próximo dia 18.


Somente neste ano, Município realizou mais de mil mamografias

Um dos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra que está incluso na programação do Outubro Rosa é a intensificação de exames de mamografias. O procedimento é oferecido de segunda a sexta-feira no Posto Central, e é direcionado exclusivamente a mulheres de 50 a 69 anos de idade. De acordo com a secretária de Saúde, Dienifer Feix, somente neste ano o Município já realizou 1062 exames de mamografia.


“Realizamos 10 mamografias por dia no posto central. As pessoas se dirigem até o local direto com o pedido médico, agendam e aguardam o dia da realização do exame”, explicou a responsável.


No Brasil, conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. O procedimento é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.


Vale lembrar que o risco elevado de câncer de mama inclui, principalmente, história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral ou de ovário em qualquer idade.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria