Diário da Serra
Diário da Serra

Nova lista suja do trabalho escravo traz 12 empregadores em Mato Grosso

G1/MT 14/10/2019 Polícia

Na lista atual, foram incluídos 28 novos estabelecimentos

Trabalho escravo

Uma atualização do Cadastro de Empregadores autuados por submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 3 de outubro, após publicada pelo governo federal, e traz 12 empregadores de Mato Grosso, todos na zona rural.


As fazendas estão localizadas em Santo Antônio do Leverger, Confresa, Várzea Grande, São Félix do Araguaia, Itiquira, Poxoréu, Paranaíta, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena e Paranatinga.


No total, 190 empregadores figuram no relatório, conhecido como lista suja do trabalho escravo. A publicação deve ser atualizada a cada semestre, conforme previsto na Portaria Interministerial nº 4 de 11 de maio de 2016, do governo federal.


Na lista atual, foram incluídos 28 novos estabelecimentos distribuídos por 13 estados.


Para o vice-coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), o procurador do Ministério Público do Trabalho Italvar Filipe de Paiva Medina, a lista é uma das mais importantes conquistas do estado brasileiro no combate e na prevenção do trabalho escravo.


“Ela também é um importante instrumento para a promoção do consumo consciente e sustentável, uma vez que está disponível para consulta por qualquer cidadão, que pode ter ciência de quais são os empregadores que exploram o trabalho escravo no país”, explica Italvar Filipe.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria