Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 15/10/2019 Bastidores da Politica

16/10

Bastidores da Política

Audiência Energisa

O deputado Eduardo Botelho, afirmou que a Energisa terá de explicar o “descaso” com o consumidor do Estado. Nesta terça, ele presidiu audiência para debater o tema e afirmou que a CPI instalada na casa para investigar a concessionária deverá responder porque a conta do consumidor está mais alta.


Explicações

“Nós queremos saber, se não teve revisão tarifária, por que aumentou tanto”, questionou Botelho. De acordo com o presidente da AL, há uma insatisfação generalizada em MT com os serviços prestados pela concessionária. “Tem que respeitar o povo de Mato Grosso. Tem sim importância, a CPI vai levar ao conhecimento da Aneel”.


Energisa

Diretor-Presidente da Energisa, Roberto José Barbanera, presente na audiência pública, afirmou que uma CPI desgasta a imagem da empresa, mas afirmou que essa será uma oportunidade de esclarecer informações à sociedade. Para ele, a complexidade do setor elétrico faz com que desinformação se espalhe.


Procon

Durante audiência, o Procon-MT expôs as demandas relativas à energia elétrica e cobrou melhorias. Para o órgão, é urgente reduzir as leituras por média, as cobranças de valores não recebidos por leitura incorreta por parte da empresa e os acúmulos de cobrança sem justificativa.


Reclamações

De janeiro de 2018 a setembro de 2019 (21 meses), o Procon-MT registrou 10.615 reclamações referentes à energia elétrica. Praticamente 83% dessas reclamações se referem à cobrança indevida/abusiva, resultado da falta de leituras efetivas nas unidades consumidoras.


Dívidas de Mato Grosso 

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que de janeiro a outubro deste ano conseguiu pagar pouco mais de R$ 1 bilhão de dívidas herdadas por ele da gestão de seu antecessor, o ex-governador Pedro Taques (PSDB). Segundo o democrata, quando assumiu o Estado, os restos a pagar totalizavam R$ 3,7 bilhões. Apesar do esforço, ele disse que ainda este ano não será possível saldar todo esse passivo.

Diário da Serra

Notícias da editoria