Diário da Serra

Importância da preservação do meio ambiente no contexto da educação infantil: creche e pré-escola

Margarete Amorim Cardoso Becker 15/10/2019 Artigos

É durante a infância que podemos incentivar as nossas crianças a cultivarem essa atitude de cidadania

Artigo de Margarete Amorim Cardoso Becker

A abordagem da importância de se preservar o meio ambiente na creche e na pré-escola tem como objetivo desenvolver nas crianças pequenas, sensibilização e conscientização da importância de se preservar a natureza por meio de ações práticas de cultivo e cuidado de plantas de jardim e hortas e a partir de práticas como, preparação da terra, plantio, cuidado e reciclagem. Aprender através do cultivo do jardim e da horta da escola é uma das melhores formas de desenvolver na criança individualmente e na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto, capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.


Nos dias atuais podemos perceber as mudanças e transformações do nosso planeta, assim como ações humanas que acabam por destruir a natureza e a vida de diversos seres. É durante a infância que podemos incentivar as nossas crianças a cultivarem essa atitude de cidadania, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar e pela importância de podermos conviver em um ambiente limpo, arborizado, florido e desfrutar de muita beleza e harmonia.


Percebendo a importância dos problemas ambientais para todo o planeta, e para a sobrevivência dos seres vivos, não podemos ficar de braços cruzados deixando a natureza se acabar.


Todos fazemos parte do meio ambiente, por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar a ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa, ter mais amor pela nossa natureza. Deste modo, é importante que desde a infância trabalhe-se o desenvolvimento dessa consciência ambiental.


Para tanto, pretende-se promover práticas de cultivo de diversos tipos de plantas: medicinais, hortaliças, leguminosas e ornamentais. Incentivando a alimentação saudável a partir do consumo das hortaliças e leguminosas. Ensinando-as a amarem verdadeiramente a natureza e terem prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização, nossas crianças poderão aprender que somos parte da mesma e que devemos desempenhar o nosso papel no que se refere a preservação.


Um dos fatores primordiais para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela pode-se tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para se decompor. As crianças aprendem a importância da reciclagem a partir de projetos desenvolvidos na escola, as aulas de arte são muito boas para que se faça essa iniciação.


Com isso as crianças vão aprendendo sobre o assunto, tornando-se adultos mais comprometidos e responsáveis com a preservação da natureza. Sendo assim, sensibilizar as crianças sobre o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem homens e mulheres comprometidos, responsáveis e conscientes de seu papel em toda sua existência.

Margarete Amorim Cardoso Becker
Professora Pedagoga da Rede Municipal-2019

Notícias da editoria