Diário da Serra

Água: o elixir da saúde e da beleza

Karin Krause Boneti  23/03/2021 Artigos

Que tal neste Dia Mundial da Água (22 de março) você trocar o botão soneca no seu celular por alarmes sinalizando “beba água”

Artigos

Se você deseja cabelos mais brilhantes, pele mais jovem, um corpo mais saudável (ou todos os três!), tenho algo importante para lhe dizer: água pura e límpida é o melhor elixir de beleza do mundo. E não estou falando apenas da sua ingestão, que é imprescindível para o nosso organismo, mas – sim – do seu uso em benefício do nosso corpo como um todo.

Para começar, todos nós estamos cientes (ou deveríamos estar cientes) da importância de beber água suficiente para nossa saúde geral, não apenas para ajudar a manter as funções corporais – o que inclui a regulação da nossa temperatura e auxílio na digestão. Você sabia, por exemplo, que o nosso cérebro é composto por cerca de 75% de água? Sendo assim, beber esse líquido é vital para o funcionamento saudável do órgão e para uma boa saúde física e mental.

Neste sentido, outro ponto relevante é que a desidratação pode afetar o desempenho cognitivo e as funções motoras. Em outras palavras, a desidratação pode causar fadiga e perturbar nosso humor, memória de curto e longo prazo e capacidade de atenção. Portanto, manter-se hidratado, bebendo cerca de 2 litros todos os dias, pode contribuir para melhorar o humor.  

A propósito, se estiver muito desidratado, isso vai se manifestar na sua pele, tornando-a seca, rígida e escamosa. Quando a pele está desidratada, falta elasticidade e linhas finas, as olheiras – por vezes – aparecem mais pronunciadas e a pele tende a parecer plana, com um aspecto achatado. Tanto que o termo “pele brilhante” existe pelo fato de que a pele hidratada reflete melhor a luz. Ou seja, ela apresenta brilho e parece mais rechonchuda.

Algo similar ocorre com os cabelos em relação ao brilho. Já ouviu dizer que enxaguar os fios com água fria deixa eles mais brilhantes? Sim, é verdade. A temperatura fria contrai a camada da cutícula do cabelo, de forma que ela fica mais lisa, tornando os fios mais suaves e reflexivos. Aliás, a água do chuveiro deixa os cabelos mais gerenciáveis porque há poucos sais minerais nela (moléculas incômodas que podem tornar os fios ásperos e com tendência a emaranhar).

Você provavelmente sabe por experiência própria que água com cloro ou salgada pode transformar o cabelo saudável em uma grande bagunça. O que talvez não saiba é que a correção pode ser mais fácil do que pensa. Basta enxaguar o cabelo no chuveiro ou com uma mangueira antes de nadar. Assim, os fios vão absorver sua porção de água limpa e não serão capazes de absorver tanta água prejudicial. Após o mergulho, borrife o cabelo com um spray especial para proteção extra do sol.

Para além disso, vale destacar que a água é cerca de 12 vezes mais resistente do que o ar, por isso é preciso mais esforço para se mover enquanto está submerso. Isso significa que os exercícios que você faz em uma piscina são escultores musculares extremamente eficazes. Aliás, beber muita água pode até ajudar a perder peso, pois contribui para aumentar a saciedade e impulsionar sua taxa metabólica.

Embora beber água não seja uma solução mágica, que tal neste Dia Mundial da Água (22 de março) você trocar o botão soneca no seu celular por alarmes sinalizando “beba água”?

Karin Krause Boneti 
é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de 
Dermatologia (SBD) e diretora clínica da Frémissant   

Notícias da editoria