Diário da Serra
Diário da Serra

SEMANA SANTA – Católicos se preparam para celebrações do Tríduo Pascal

Fabíola Tormes / Redação DS 30/03/2021 Geral

Celebrações iniciam na Quinta-feira Santa, com a Missa de Lava Pés

Frei Luciano: "Celebrar a Semana Santa é celebrar a vida, o amor, a esperança"

O último domingo, 28, marcou o início da Semana Santa, uma tradição da Igreja Católica que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em cada dia são celebradas passagens da vida de Jesus Cristo, com destaque especial ao Tríduo Pascal, que inicia nesta quinta-feira, 1º de abril.

De acordo com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra, Frei Luciano Souza Santos, a Semana Santa é o auge do Calendário Litúrgico da Igreja, onde celebram a trajetória de Jesus em direção ao calvário.

“Celebrar a Semana Santa é celebrar a vida, o amor, celebrar a esperança e dentro dessa Semana Santa temos então o Tríduo Pascal que começa na Quinta-feira Santa, com a festa da Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e também com o Lava Pés”, explica.

Assim, para marcar o dia da última ceia em que antes do jantar Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos, ensinando sobre humildade, a Paróquia terá várias celebrações presenciais, iniciando às 6h na Matriz e comunidades São Francisco, Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e São Pedro; e às 18h novamente na Matriz e comunidades São Luiz Gonzaga, Santa Izabel, Santa Luzia e São Frei Pio.

“Essas celebrações serão presenciais, respeitando o limite de 30% da capacidade de cada igreja, o distanciamento social, o uso do álcool gel e máscara, e todas as normas que a Vigilância Sanitária nos pede”.

E, encerrando, às 19h na Quinta-feira Santa, uma missa online direto da Igreja Matriz.

A Sexta-feira Santa marca o dia da ‘Paixão de Cristo’, oportunidade em que acontecerá a adoração da Santa Cruz e a celebração da Paixão do Senhor em vários horários nas nossas comunidades e igreja matriz, sendo às 6h, 8h, 9h30 e às 17h horas – presenciais; e as 19h online, com a encenação da Paixão do Senhor.

“Já no Sábado de Aleluia, o sábado da ressurreição, teremos uma live da celebração às 19h, aqui da igreja matriz (…) para que as pessoas possam acompanhar de suas casas”.

Encerrando, no domingo, 4 de abril, a celebração da Santa Páscoa em vários horários na igreja matriz e comunidades.



Diário da Serra

Notícias da editoria