Diário da Serra
Diário da Serra

12 DE ABRIL – Vacinação contra a Influenza começa na próxima semana

Fabíola Tormes / Redação DS 04/04/2021 Saúde

A meta é vacinar, 90% dos grupos prioritários até 9 de julho

Público-alvo estimado em 79,7 milhões de brasileiros

A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 12 de abril, com público-alvo estimado em 79,7 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde confirmou as diretrizes da Campanha com envio do Informe Técnico aos Estados e Distrito Federal.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Gicelly Zanata, a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Para isso, reforça a gestora, a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. “A campanha vai até o dia 09 de julho e até lá devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade”, explica.

A pasta vai distribuir 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para imunização do público-alvo. “Desse montante, ainda não temos informação do Ministério da Saúde de quando serão repassadas essas doses ao Estado. (…) mas, como todos os anos, elas serão por etapas, igual as que estamos recebendo do Covid”, completa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19, contudo, a orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra o Covid-19.

Diário da Serra

Notícias da editoria