Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Município inicia obras de ampliação de centros de ensino e construção de nova creche

Fabíola Tormes / Redação DS 06/04/2021 Educação

Serão mais de cinco escolas que receberão serviços de melhorias

Educação

Com objetivo de atender a crescente demanda por vagas na educação infantil e adequar as unidades educacionais quanto as normas de segurança, que o Executivo Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciará nos próximos dias diferentes projetos para ampliação e reforça de centros de ensino.

De acordo com o secretário de Educação, Vagner Constantino, serão mais de cinco escolas que receberão serviços de melhorias, entre elas os Centros Municipais de Ensino Jesu Pimenta de Sousa, João Maria do Nascimento, Professor José Nodari, Tia Lina, Leonardo Cezar Vendrame e Irmã Maris Stella. “Fizemos uma análise, onde estão os pontos de gargalos do município e estamos produzindo projetos que vem de encontro a resolver essa situação da educação infantil”, explica.

“Da mesma forma estamos também adequando todas as nossas escolas [normas de segurança], adequando todas as nossas estruturas, para que a gente tenha o alvará do bombeiro, em todas as nossas unidades”.

Além disso, o município se prepara para também iniciar a construção de uma nova creche, com 11 salas, no Jardim dos Ipês; assim como a construção de novas escolas (sistema modular), na maioria das aldeias indígenas e na região do Chapadão do Parecis. “Uma escola novinha naquele ponto, naquela comunidade, visando atender as demandas do Município de Tangará da Serra”.

Obras e prazos – A creche Jesu Pimenta receberá mais de seis salas de aula, para atender a região. O projeto está em fase de conclusão e ficará pronto dentro dos próximos 30 dias.

Na Escola José Nodari será construído novo piso, remodelação da rampa, atendendo recomendações do Corpo de Bombeiros, além da ampliação de salas. A licitação desta obra ocorrerá em setembro e início dos trabalhos no final deste ano.

A João Maria receberá novas salas de aula e readequação das antigas, para implantação da sala de berçário. O projeto para melhorias dessa unidade também está em fase de conclusão e ficará pronto dentro dos próximos 30 dias. Das unidades Leonardo Vendrame e Irmã Maris Stella os projetos ainda estão sendo trabalhados.

O processo mais adiantado é o da Creche Tia Lina, em fase de licitação. “Dando tudo certo, no máximo em 40, 45 dias vamos iniciar essa obra, uma das maiores”.

Já as indígenas e a do Chapadão irão para processo de licitação nos próximos 20 dias, assim como a nova creche, no Jardim dos Ipês, que seguirá em breve para licitação. A expectativa é de que iniciem as obras nos próximos 60 dias.

O recurso para parte dessas melhorias foi apreciado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 6, através do Projeto de Lei nº 23/2021, para abertura de crédito especial no valor de R$ 9.373.187,13.

O projeto permite, além da ampliação de três dessas unidades, a aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar, para a manutenção do Transporte Escolar, bem como atender demandas quanto a manutenção dos centros municipais de ensino.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria