Diário da Serra
Diário da Serra

PRIMEIRA ETAPA - Mais de 11,7 mil pessoas devem ser vacinadas contra influenza em Tangará

Fabíola Tormes / Redação DS 11/04/2021 Saúde

Serão vacinadas a partir do dia 19 de abril as crianças, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde

Saúde

O Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde começam nesta segunda-feira, 12, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha ocorrerá em todo o país entre os dias 12 de abril e 09 de julho de 2021. No entanto, cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.


Em Tangará da Serra, de acordo com a secretária Municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, a vacinação começará na próxima segunda-feira, dia 19, oportunidade que devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde, totalizando mais de 11,7 mil pessoas, a maioria crianças, entorno de 7,6 mil. 
 

As 142 mil doses da vacina foram recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira, 8 e a distribuição aos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso iniciou nesta sexta-feira. 
 

Desta forma, assim que as doses forem entregues, o Município irá preparar as Unidades de Saúde para início da campanha. “As vacinas, assim que chegarem, serão aplicadas nas Unidades de Saúde do Município, exceto na Clínica da Família, que continuará como local exclusivo para vacinação da Covid-19”.
 

Vale ressaltar, contudo, que o grupo de indígenas de Tangará da Serra é vacinado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que é ligado à Cuiabá.
 

Próximas fases - A segunda fase da campanha deve começar em maio e terá como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e professores. 
 

Na última fase, prevista para iniciar em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.  
 

A estimativa é de que sejam vacinadas 1.218.751 pessoas em Mato Grosso nas três fases da Campanha Nacional contra a Influenza.

Diário da Serra

Notícias da editoria