Diário da Serra
Diário da Serra

Secretário esclarece demora na abertura de UTIs e critica "politicagem"

Allan Pereira / RD News 10/04/2021 Saúde
Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, veio a público falar sobre a situação dos 20 leitos de UTI, que estão para serem inaugurados no Hospital Regional de Rondonópolis. Ele pediu calma à população e que as autoridades locais não levem o assunto para a "politicagem".


“Nós temos responsabilidade no que estamos fazendo. Queremos fazer com segurança para proteção dos pacientes. Nós queremos salvar vidas. Por isso, precisamos de equipes competentes e que atenda os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e também do nosso edital de licitação”, disse Gilberto em vídeo divulgado à imprensa neste sábado, 10.


Nesta sexta-feira, 9, vereadores e o secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, fizeram vistoria no local e denunciaram que os leitos estavam vazios sem motivo. Alegam que equipamentos e profissionais estão prontos para atender a população.


De acordo com Gilberto, para colocar os 20 leitos em funcionamento, são necessários cerca de 100 profissionais da saúde. “Tem dez dias que a empresa teve o prazo para fazer isso e ainda não conseguiu. Ela está fazendo um esforço para atender os requisitos necessários”, frisa.


O secretário alega que a empresa vencedora da licitação deve apresentar a escala dos profissionais que vão atuar nas UTIs e outros requisitos técnicos.
 

O secretário municipal Vinícius e vereadores garantem que os leitos iriam receber pacientes já ontem, mas, ao ir ao hospital, receberam a informação de que não haveria inauguração por falta de dois equipamentos. O trio diz que, com os leitos em funcionamento, será possível zerar a fila de espera da região e ainda flexibilizar ainda mais as medidas de contenção do coronavírus. Em nota, porém, a SES diz que é mentirosa a informação de que inauguraria e também que não precisava de equipamentos.

Diário da Serra

Notícias da editoria