Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Prefeitura firma convênio com MT PAR para obra de adutora no Rio Sepotuba

Assessoria 04/05/2021 Política

Município sofre com crise hídrica e necessita da captação do Sepotuba

Leto e o presidente da MT PAR, Wener Santos

Um convênio entre o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos S.A (MT PAR), e Prefeitura de Tangará da Serra poderá dar fim ao problema da falta de água no município.

Nesta segunda-feira, dia 3 de maio, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra, Heliton Luiz de Oliveira, representando o prefeito Vander Masson, solicitou o apoio do presidente do MT PAR, Wener Santos, para a realização da obra de captação e adutora no Rio Sepotuba.

Conforme estudos do município, para sanar a crise hídrica no período de estiagem, se faz necessário a construção de uma adutora de 16 quilômetros do Rio Sepotuba até a Estação de Tratamento de Água (ETA). A obra está estimada em R$ 22 milhões.

“A captação e a construção da adutora é uma obra de grande porte, há um desnível de 150 metros, e necessitamos de parte dos recursos financeiros para executá-la. Tenho certeza que com o apoio do governador Mauro Mendes, por meio da MT PAR, e da atenção dada à causa pelo presidente Wener Santos, vamos acabar de vez com esse sofrimento da população tangaraense”, explicou o diretor.

Só no ano de 2020, o Samae solicitou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a autorização para a perfuração de dois novos poços artesianos na cidade. Também foram empregados 26 caminhões pipa em ações de combate à estiagem. À época o ex-prefeito do município decretou situação de emergência e moradores precisaram fazer o racionamento de água.

Conforme o prefeito Vander Masson, essa é uma situação que perdura por anos e será prioridade em sua gestão.

“Temos conversado com Governo, deputados e com o MT PAR para resolver este problema. Não queremos soluções emergenciais, queremos resolver definitivamente”, disse.


Diário da Serra

Notícias da editoria