Diário da Serra
Diário da Serra

UNITAN – Junho Vermelho tem enfoque na conscientização à doação de sangue

Fabíola Tormes / Redação DS 13/06/2021 Saúde

Chamamentos para estimular a doação em um período crítico

Doações devem ser agendadas

Junho é o mês em que as atenções estão voltadas à doação de sangue. O Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado para estimular a população para que realize sua doação, especialmente neste momento crítico, com quedas significativas por conta da pandemia.

Em Tangará da Serra, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan) realiza desde o ano passado um trabalho contínuo em busca de doadores, com cuidados redobrados em razão da pandemia. E hoje, no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho, reforça a importância à doação de sangue. 

De acordo com a coordenadora da unidade, Juliana Marinho Gramarin Costa, a Unitan quer chamar a atenção da população para a doação regular de sangue, contudo, especialmente, para o agendamento da doação, garantindo a segurança do paciente.

A coordenadora reforça que as doações devem ser agendadas por telefone 3326-2529, para evitar aglomeração.

“Além disso, estamos com horário diferente, reduzido temporariamente”, reforça a responsável.

As doações, mediante agendamento, são feitas somente às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h e as terças-feiras das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. O horário reduzido para coletas se dá em razão da carga horária de trabalho do médico da Unidade, de 20 horas.

Atualmente, lembra a coordenadora, o estoque de sangue está baixo, precisando de doadores de todos os tipos sanguíneos.

“E agora com UTI covid, a demanda de sangue é muito grande”. Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias.

A responsável pede a compreensão de todos para que não busquem a unidade sem agendamento, pois não conseguirão atendimento.

“Faça sua ligação, faça seu agendamento, que estamos aguardando”.

A Unitan atende todos os hospitais públicos e privados, UTIs e Centros Cirúrgicos de Tangará da Serra, além de municípios da região. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Em alguns casos mais graves da Covid-19, também estão sendo feitas transfusões de sangue para recuperar os pacientes.

Diário da Serra

Notícias da editoria