Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA - Diretores se reúnem com deputado para discutir reordenamento escolar

Fabíola Tormes / Redação DS 12/07/2021 Educação

Professores estão preocupados com as mudanças na Educação

Educação

Sob a justificativa de melhorar as condições de infraestrutura escolar e a qualidade da aprendizagem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou em 2019 um trabalho de reordenamento escolar em algumas unidades da rede estadual em Mato Grosso.

Em Tangará da Serra, na oportunidade, oito escolas passaram por mudanças para o ano letivo de 2020, entre elas a Laura Vieira de Souza, localizada na Vila Alta III, que passou a ser de responsabilidade do Município.

Agora, a proposta do reordenamento é passar gradativamente a primeira etapa do Ensino Fundamental aos municípios, ficando o Estado apenas com os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio; e os municípios com a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. 

“Mas ninguém foi ouvido [até agora]. Foi uma coisa monocrática e vamos nos reunir na Assembleia Legislativa com os representantes da Educação para saber mais a respeito”, afirma o deputado estadual Dr. João José de Matos (MDB), que na última semana se reuniu com diretores e professores das escolas estaduais de Tangará da Serra, justamente para tratar do assunto. 
“É preciso intensificar o diálogo sobre Políticas Públicas que incentivem a Educação. Ouvir e debater sobre esta questão com a comunidade escolar é fundamental para que haja entendimento e esta alteração não sobrecarregue o município e não impacte no acesso a Educação Básica”, completa o parlamentar, ao garantir que levará a discussão para a Assembleia Legislativa, logo que as atividades retornarem, após o recesso parlamentar. 
“Tivemos algumas reclamações e a nossa função é ouvi-los. A Assembleia entrará de recesso agora, mas quando voltar, no mês que vem, vamos convidar as pessoas para irem até lá para conversarmos, ouvir os dois lados, de forma bem democrática”.

Dr. João afirma que existe um projeto na Assembleia Legislativa para mudar alguns pontos na Educação do Estado, contudo, nada foi discutido amplamente.

“Precisamos ouvir os dois lados e chegar num consenso”. 
Diário da Serra

Notícias da editoria