Diário da Serra
Diário da Serra

EFICÁCIA – “É indispensável tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19”, alerta secretária

Fabíola Tormes / Redação DS 09/08/2021 Saúde

Município recebeu 19.220 doses para serem aplicadas como 2ª dose

14.878 já completaram o esquema vacinal

EFICÁCIA – “É indispensável tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19”, alerta secretária

Tangará da Serra atingiu na última semana a marca de 79,41% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra Covid-19 – com todos os públicos convocados para receberem o imunizante.

Agora o Município se prepara para aplicar a segunda dose em grande parte desse público, tendo em vista que 14.878 já completaram o esquema vacinal.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, é muito importante que a população fique atenta ao cartão de vacina, onde está registrada a data da segunda dose, e procure a Clínica da Família (aplicações de segunda dose estão concentradas na unidade) para completar a imunização.

“É indispensável tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19, quando existe a previsão, porque a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações”, alerta a secretária,

ao afirmar que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo vírus do que aquela que recebeu as duas doses.

“Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. A vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus”.

Ainda de acordo com a responsável, muita gente ficou com medo de tomar a segunda dose, algumas por desinformação, outras porque apresentaram sintomas, tiveram efeitos colaterais, comuns da vacina.

“Uma pequena parte das pessoas tem reações, algumas de dor no braço, vermelhidão, inchaço, outras têm febre, dor no corpo. Muitas pessoas estão prestando mais atenção a isso e atribuem a vacina, mas as reações podem acontecer com quase todas as vacinas que a gente aplica. Mas o mais importante é saber que os efeitos passam e que na maioria são leves”, reforça,

ao pedir a todos que completem o esquema vacinal.

A secretária destaca ainda que mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

“Quem deixou de tomar a segunda dose, no prazo estipulado no cartão, deve ir à Clínica da Família. Quanto antes, melhor. De forma geral, a segunda dose é importante para alcançar uma melhor proteção. Quanto mais tempo você demorar, de certa forma isso está fragilizando sua proteção”.

Até o momento, o Município recebeu 19.220 doses para serem aplicadas como 2ª dose na população. Essas doses ficam armazenadas, aguardando que o cidadão procure a Clínica da Família para receber a 2ª dose, na data descrita no cartão de vacinação.


VACINA SALVA – 94% dos óbitos em MT são entre pessoas não vacinadas

Ana Lazarini / SES-MT

Em 2021, cerca de 94% dos óbitos por Covid-19 em Mato Grosso ocorreram em pessoas não imunizadas. O dado foi mensurado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com base nas informações oficiais do sistema IndicaSUS, mantido pelo Ministério da Saúde.

O percentual reforça que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir mortes pela Covid-19. O levantamento considerou as notificações feitas de janeiro a julho de 2021.

De acordo com o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde, Juliano Melo, o levantamento aponta que está sendo comprovada a eficácia esperada dos imunizantes.

“Já se percebe que a proteção aos casos graves e óbitos, entre as pessoas que tomaram uma ou duas doses da vacina, é extremamente maior do que naqueles que não tomaram. Isso corrobora com pesquisas que são desenvolvidas sobre a eficácia das vacinas, independentemente do tipo do imunizante”.

O gestor ainda explicou que, como a imunização foi iniciada em 2021, o número de pessoas que completaram o esquema vacinal, com duas doses, ainda não é expressivo se comparado ao número da população total do Estado. Contudo, já é perceptível a efetividade da imunização.



Diário da Serra

Notícias da editoria