Diário da Serra
Diário da Serra

CIDADES & GERAL – Chuvas devem retornar em outubro

Sergio R. / Enfoque Business 13/08/2021 Geral

Tendência é chover pouco mesmo, especialmente no Centro-Sul do Brasil

Rio Queima Pé, em Tangará, já mostra vazão reduzida

O período de estresse hídrico no hemisfério sul deverá persistir esse ano de maneira intensa, segundo previsão de especialistas em meteorologia. Em Mato Grosso, as chuvas deverão retornar próximo da normalidade somente no mês de outubro, com volume ao redor dos 140 milímetros.

Segundo o CEO do Climatempo, Carlos Magno, as precipitações até o final do ano serão insuficientes para a restauração plena dos mananciais e dos reservatórios.

“A tendência é chover pouco mesmo, especialmente no Centro-Sul do Brasil, que é a ‘caixa d’água’ do País”, disse, em recente entrevista à imprensa nacional.

Na região sudoeste de Mato Grosso, um dos retratos da secura é o rio Paraguai. Em Barra do Bugres, banhistas são vistos caminhando no meio do leito sobre uma lâmina d’água à meia-canela.

Em Tangará da Serra, a principal fonte de abastecimento de água, o rio Queima Pé, precisará de reforço para servir a cidade, com transposição a partir do rio Russo. A vazão do Queima-Pé já mostra sinais de estresse em razão da escassez de chuvas no ano.

Pior em 91 anos

Segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) as afluências registradas no último período chuvoso – de setembro a março – foram abaixo da média histórica na maior parte do País. Ou seja, trata-se da pior afluência em 91 anos.

Diário da Serra

Notícias da editoria