Diário da Serra
Diário da Serra

Apoiado pela Prefeitura, Dia de Campo na Unemat apresenta 8 variedades de abacaxi

Alexandre Rolim / Assessoria de Comunicação 22/08/2021 Educação
Educação

Aconteceu no campus da Unemat de Tangará da Serra, evento de apresentação de oito ‘novas variedades de abacaxizeiro’. O projeto é desenvolvido pelo MT Horticultura, da Unemat, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Participaram do Dia de Campo, os secretários de Agricultura, Rogério Rio, e de Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio Sommavilla.

Na ocasião, foram apresentadas as variedades Gigante de Tarauacá, Pérola, Jupi, BRS Imperial, BRS Ajubá, BRS Vitória, IAC Fantástico e Smooth Cayenne. Também foram lançadas duas cartilhas da UNEMAT com informações sobre o cultivo.

“Foram expostos os novos experimentos do abacaxi, com frutos de tamanhos apropriados para comercialização e com maior resistência à doenças, além disso, o professor Willian Krause falou sobre a importância do produtor produzir frutos com qualidade para agregar valor no momento da venda, para que consiga com uma menor área plantada menor custo de produção e bons resultados”, relatou Rogério Rio.

“Importantíssima essa pesquisa genética que professores e alunos da Unemat de Tangará da Serra fazem, se tornando protagonista no setor agrícola. Em nome do prefeito Vander Masson quero parabenizar e colocar o Executivo Municipal à disposição da Unemat”, destacou.

O professor Willian Krause, coordenador do projeto, explica que o mercado hoje tem abertura, principalmente, para a variedade de abacaxi pérola, "mas outras variedades que trazem muitas vantagens e o objetivo nosso com esse evento foi apresentar essas novas cultivares visando os produtores, para que eles possam ter essas variedades a sua disposição e um novo mercado para ser alcançado”, conta.

O produtor interessado em conhecer mais sobre as variedades deve buscar a Unemat, presencialmente, procurando o Departamento de Agronomia, ou acessar o MT Horticultura na internet (www.mthorticultura.com.br), onde há duas cartilhas disponíveis.

“Temos a cartilha do cultivo do abacaxi, onde tem as características e informações sobre produção, e também a cartilha que apresenta as cultivares de abacaxi e suas características, podendo escolher a que melhor lhe agradar”, pontuou.

Rodrigo Garcia, supervisor do SENAR na região, relata que atualmente são oferecidos treinamentos para as mãos diversas cadeias produtivas, incluindo bovinocultura, fruticultura e floricultura, dentre outras.

“Ainda este ano vamos ultrapassar 150 famílias atendidas, com assistência técnica direcional do SENAR”, disse, explicando que no caso da produção de abacaxi, os técnicos fazem uma visita por mês aos produtores. “Uma vez por mês o técnico vai a propriedade, conversa com o produtor, repassa informações técnicas e gerenciais, tabulando os indicadores econômicos da propriedade, fazendo o acompanhamento de forma geral, desde o cultivo até a comercialização”, explica.

Maiores informações podem ser adquiridas com o professor Willian Krause, pelo telefone (65) 99612-2233, no site www.mthorticultura.com.br ou pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br

O evento é realizado através de parceria entre a Unemat, SEAPA (Prefeitura Municipal) e Senar, com apoio do PPGASP e Rede Pro Centro-Oeste de Pós-Graduação.

Acompanharam o evento a equipe técnica de agrônomos e técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Brito.

Diário da Serra

Notícias da editoria