Diário da Serra
Diário da Serra

DE VOLTA A NATUREZA – Aves vindas do Ceará são soltas em Tangará

Renata Prata / Sema - MT 23/08/2021 Geral

Os animais são oriundos de entrega voluntária, apreensão e resgate

As aves foram levadas para a fazenda São Marcelo

Sessenta aves que estavam abrigadas no Centro de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama do Ceará foram trazidas para Mato Grosso e ganharam a liberdade na região de Tangará da Serra. Os 56 papagaios, 4 araras e 1 tucano são oriundos de entrega voluntária, apreensão e resgate e estão passando pelo processo de soltura branda.

O transporte aconteceu de forma estratégica para que as aves sofressem o mínimo possível com os efeitos da longa viagem. Um caminhão da PRF adaptado com gaiolas próprias fez o transporte, com o acompanhamento dos tratadores e as paradas necessárias para alimentação e água dos animais. Um carro com servidores do Ibama deu suporte durante todo o trajeto.

Esta é a segunda vez que o Cetas do Ceará e a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Meio Ambiente trabalham em conjunto em ações de repatriamento. A coordenadora de Fauna da Sema, Neusa Arenhart, pontua que todo esforço sempre deve ser empregado para que os animais apreendidos ou resgatados retornem à natureza.

“É uma parceria com objetivo de devolver aos animais o que eles não deveriam ter perdido, a liberdade. A maior importância que vejo nessas ações é que não podemos deixar de lutar por um mundo melhor para todos”, destaca a bióloga.

As aves foram levadas para a fazenda São Marcelo, que possui um recinto do projeto Asas (Area de Soltura de Animal Silvestre). O projeto do Ibama tem a parceira da Sema, que cadastra instituições interessadas no registro de áreas de soltura.

Os animais foram colocados no viveiro, já todo estruturado com comedouros e bebedouros e passaram pelo processo de aclimatização, para se recuperarem do estresse da viagem, hidratar, alimentar e descansar. Após 9 dias neste ambiente, a equipe da Sema retornou ao local e verificou que as aves tinham condições físicas e clínicas para serem soltas.

Já aptas para as condições de voos, foi aberta uma janela para que elas começassem a deixar o recinto. Para a soltura branda, equipe da Sema e da fazenda colocaram os comedouros e bebedouros na parte externa e aos poucos incentivaram as aves a sair do viveiro. A abertura de espaços menores e o atrativo para saírem do local são importantes para evitar ataque de predadores.



Diário da Serra

Notícias da editoria