Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA - “Teremos que continuar com o racionamento”, pede prefeito

Redação DS 31/08/2021 Geral

Município busca agora a redução da tarifa de água durante racionamento

Geral
“Nossa meta é garantir abastecimento, mesmo que com racionamento, à toda a população. Não queremos que se repitam cenas como as de 2016 e de 2020, com as pessoas buscando água no reservatório da Vila Alta e em outros locais, com caixas d’água e tambores nas carrocerias de veículos e carretinhas”,

disse o prefeito Vander Masson, na última semana, quando foi dado início a transposição de água do Córrego Russo para as represas que abastecem a Estação de Tratamento de Água de Tangará da Serra (ETA Queima pé). São cerca de 150 mil litros de água captadas por hora, o suficiente para suprir 15% do abastecimento da cidade.

Masson, durante entrevista coletiva, explicou que diante do quadro crítico de estiagem, de uma seca apontada como a mais severa dos últimos 50 anos, decidiu tomar medidas com antecedência para minimizar os impactos à população, entre elas o racionamento – iniciado ainda em julho – e a captação de água do Russo.

“Teremos que continuar com o racionamento, usando água com consciência, com a população não lavando calçadas, molhando grama e lavando veículos com mangueira. Precisamos trabalhar juntos para passar essa temporada de crise hídrica unidos, cada um fazendo a sua parte”, enfatizou Masson.

Além das medidas para evitar uma crise hídrica mais drástica ainda, o Município protocolou um documento junto ao Poder Judiciário solicitando reunião com a Justiça para apresentar proposta que visa reduzir o preço da tarifa de água durante o período de racionamento.

A reunião está agendada para terça-feira, dia 31 de agosto, às 14 horas.

“Não é justo a população pagar o mesmo preço na tarifa de água em um momento de racionamento. Vamos buscar acordo junto à Justiça e ao Ministério Público para podermos reduzir o valor da tarifa da água nesse período de racionamento”.

(Com informações da Assessoria)

Diário da Serra

Notícias da editoria