Diário da Serra
Diário da Serra

PARADA DESDE 2015 - Obra na Estação de Esgoto passará por perícia

Alexandre Rolim / Assessoria de Comunicação 30/08/2021 Política

A obra apresenta evidências de problemas gravíssimos na estrutura

Política

A obra de um reator anaeróbico localizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Tangará da Serra, que está paralisada desde o ano de 2015, impede o avanço no esgotamento sanitário do Município de Tangará da Serra. O prefeito Vander Masson, acompanhado do diretor do Samae, Heliton Luiz de Oliveira, e do engenheiro da autarquia, Luiz Roberto Henriques Marques, vistoriou a estrutura e constatou visualmente possíveis falhas estruturais.

Há seis anos parada, a obra apresenta evidências de problemas gravíssimos, como falha na elaboração do projeto e na execução dos serviços estruturais. Durante a visita in loco ao reator, observou-se fendas nas emendas da estrutura de concreto e ferro, além de desnível e irregularidades nas vigas de sustentação e ferragens expostas e já deterioradas.

O reator está localizado na ETE, na região do Rio Ararão, e será submetido à perícia técnica para apurar se as vigas estruturais possuem resistência para assegurar o perfeito funcionamento do sistema.

“Há grande possibilidade do Município ter que devolver algo estimado em torno de 900 mil reais à Caixa Econômica Federal em virtude da falta de qualidade do projeto”, disse o prefeito.

A obra ocasionou ações civis públicas contra dois ex-gestores do Município, uma delas por improbidade administrativa, e essa situação tem dificultado a continuidade do projeto.
 

Reator anaeróbico

O Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA) é uma obra importante para o esgotamento sanitário de Tangará da Serra. Após concluído, o reator terá grande eficácia no tratamento de esgoto da cidade.

Diário da Serra

Notícias da editoria