Diário da Serra
Diário da Serra

PISCICULTURA - Tilápia é tema de evento online na UFMT

Rita Comini / Assessoria Sebrae MT 30/09/2021 Rural

Sebrae MT é um dos apoiadores da iniciativa coordenada pelo Núcleo de Estudos em Pescado (NEPES)

Rural

Segundo o anuário Peixe BR da Piscicultura 2021, a tilápia encabeça a lista de peixes de água doce mais produzidos no Brasil, atingindo 400,28 mil toneladas (t) em 2018, 11,9% a mais que no ano anterior. Ela representa 60% da produção nacional de peixes cultivados, deixando o Brasil entre os quatro maiores produtores do mundo, atrás apenas de China, Indonésia e Egito.

Em Mato Grosso, com o ajuste na legislação em 2020, garantindo  segurança jurídica para investimentos na produção de peixes exóticos, incluindo a liberação para criação de tilápia nas bacias hidrográficas do Araguaia-Tocantins, Paraguai e Amazônica, houve um aumento de 45% na produção desse peixe. O Estado conta com 694 estabelecimentos especializados em tilapicultura.

Com foco na capacitação de produtores, técnicos e estudantes, o Núcleo de Estudos em Pescado (NEPES), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove o evento o MTilápia, nos dias 01 e 02/10, com parceria e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), Peixe BR e Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), com patrocínio da Suiaves, Aquabel e Biovet.

Em formato 100% online, a programação será das 8 às 12h e das 14h às 18h (horário de MT), na sexta-feira, e de 8 às 12h no sábado.

A coordenadora do Nepes, professora doutora Janessa Sampaio de Abreu Ribeiro, ressalta que uma das metas do Núcleo é a capacitação da cadeia como um todo e que o evento reúne palestrantes com alto conhecimento para tratar dos mais diversos ângulos da tilapicultura, desde questões como sanidade, tecnologias de cultivo até comercialização e mercado.

Ela lembra ainda que o evento é uma atividade extracurricular e é voltado também para estudantes, visto que a cadeia da produção de tilápia é uma oportunidade de atuação profissional.

“Muitos estudantes de zootecnia e de cursos de alimentação e nutrição se interessam atuar na área de cultivo de organismos aquáticos”.

O evento começa com a palestra “Criação de tilápias no Brasil – um mercado em expansão”, com o médico veterinário Francisco das Chagas, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).

Na sequência, o zootecnista Lucas Granuzzo traça um “Panorama das linhagens melhoradas geneticamente na produção de alevinos de tilápia”. Com expertise profissional em gestão, atuou como gerente comercial da linha aqua em indústria de ração e empresas no ramo de nutrição animal e transporte e comércio de pescado.

O engenheiro agrônomo Paulo de Tarso Abranches Souza, analista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) e coordenador de Atividades de Pecuária Intensiva, Irrigação e Aquicultura – Capia – vai tratar de “Aspectos legais para a criação de tilápia em Mato Gosso”.

Já o engenheiro agrônomo João Lorena Campos, mestre em Aquicultura pelo Auburn University, Alabana (EUA), vai tratar do “Uso de tecnologias na criação intensiva de tilápia”. É responsável técnico pelo projeto e implantação de algumas das principais estruturas de produção e processamento de peixes no Brasil. Há 15 atua como consultor na área de produção de peixes e processamento de pescado, focando em projetos e estudos de viabilidade e na gestão de sistemas de produção de peixes.

Outro ponto a ser tratado no evento é “Nutrição e boas práticas na alimentação de tilápias”, a ser abordado pelo engenheiro de pesca Evandro Kleber Lorenz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com pós-doutorado na Memorial University of Newfoundland (Canadá). É consultor em aquicultura, com foco em nutrição e alimentação de peixes, capacidade de sustentação e qualidade de água.

O médico veterinário Santiago Benites de Pádua, fala de “Vacinas autógenas: ferramenta para gestão sanitária na tilapicultura”. Ele atua na área de patologia de peixes e manejo sanitário em pisciculturas, com foco nas técnicas de diagnóstico laboratorial e a campo de doenças e desenvolvimento de vacinas (injetáveis e de imersão).

Fechando a grade de palestras de sexta-feira, a engenheira de aquicultura Marcela Maia Yamashita elenca o “Desafios sanitários da tilapiculura brasileira”.

Na manhã de sábado, os temas são “Técnicas para evitar/eliminar o off-flavor no pescado”, com Ricardo Carriero, graduado em Engenharia de Pesca pela UDESC, com MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção pelo IPOG, Pós Graduação em Recursos Pesqueiros e Piscicultura pela Unyleya.

“Cenário atual da comercialização da tilápia no varejo” é o assunto da palestra da médica sanitarista Meg C. Felippe, que tem mais de 20 anos atuando no varejo, entre as áreas técnicas e comerciais de produtos de origem animal, com ênfase em pescado. É diretora comercial nacional do grupo Carrefour Brasil.

Fechando a programação do evento, a palestra “Boas práticas higiênicas na obtenção e comercialização do pescado” é tema para o médico veterinário Nelson Avdalov Nathan, consultor internacional da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Programação completa no site no evento:

https://mt1631653830460.site.digitevent.com/pt/page/inicio/.

Link para inscrição (Site da Fundação Uniselva)

https://web.fundacaouniselva.org.br/frmInscricao.aspx?_id=25207

Diário da Serra

Notícias da editoria