Diário da Serra

REORDENAMENTO – Estado não terá turmas de primeiro ano do ensino fundamental a partir de 2022

REDAÇÃO DS / Serra FM 18/10/2021 Educação

Gradativamente o Estado atenderá apenas os Anos Finais e o Médio

Primeiros anos serão do Município

O ano letivo de 2022 para as escolas públicas estaduais de Mato Grosso vai começar no dia 7 de fevereiro e será concluído no dia 16 dezembro do mesmo ano, conforme o calendário divulgado recentemente pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT).

Neste novo ano, mudanças serão implementadas, entre elas o Novo Ensino Médio para os estudantes do 1º ano. A carga horária mínima será 1.000 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos. Semelhante ao planejamento de anos anteriores, o Ensino Fundamental e as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio terão carga mínima de 800 horas.

Outra mudança será em relação a oferta para o 1º ano do 1º Ciclo da Educação Fundamental. Atendendo o Decreto 723/2020, gradativamente, o Estado passará a atender apenas os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio; e os Municípios a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como define a legislação federal.

Assim, para o ano letivo de 2022, dentro desse reordenamento, as escolas estaduais deixarão de atender com os primeiros anos do fundamental.

“O que vai ocorrer, atendendo ao Decreto 723, e em conversa com a Secretaria Municipal de Educação, é que nas unidades escolares da rede estadual não serão ofertados o primeiro ano do ensino fundamental”, explica o Diretor Regional de Educação, Claudiomar Pedro da Silva.
“Lembrando que, em 2022, a partir do segundo ano até o terceiro ano do ensino médio, nas unidades que ofertam, teremos disponibilidade de matrícula e vagas”, completa,

ao destacar ainda que as matrículas dos alunos novos, que não são da rede estadual, serão abertas em janeiro. Para os alunos que já estudam, a rematrícula já está acontecendo. Basta os pais procurarem a secretaria da escola e confirmar a rematrícula.

RETORNO PRESENCIAL

Nesta segunda-feira, dia 18, as escolas estaduais de todo o Estado de Mato Grosso, incluindo as unidades de Tangará da Serra, retomaram as aulas 100% presenciais.

Agora todos os alunos estão sendo recebidos ao mesmo tempo de forma presencial, ficando em ensino remoto apenas os alunos com comorbidade, comprovada através de laudo médico.

Notícias da editoria