Diário da Serra
Diário da Serra

NOVAS INFECÇÕES – OMS alerta sobre nova fase de covid-19 na Europa

Agência Brasil 09/11/2021 Saúde

Organização diz que chamada vale para o resto do mundo

Novo coronavirus

O diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou que a batalha da Europa contra o novo coronavírus é uma “chamada de alerta” para o resto do mundo.

“É muito importante refletir sobre o exemplo da Europa, que representou mais da metade dos casos globais na semana passada, mas essa tendência pode mudar”,

disse Ryan.

“Basta olhar para a curva epidemiológica da montanha-russa para saber que, quando se desce a montanha, geralmente se está prestes a subir outra”,

acrescentou.

No início deste mês, o mundo ultrapassou 5 milhões de mortes desde o início da pandemia, marca que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chamou de “novo limiar doloroso”.

A circulação do vírus não cessou, e o aumento registrado de novas infeções dentro do território europeu demonstra a tendência: há uma nova onda de covid-19 a propagar-se. Com a aproximação do inverno, estação propícia à disseminação do SARS-CoV-2, a vigilância dos novos casos está na agenda dos governos europeus. Vários países estão se preparando para retomar as medidas restritivas aplicadas antes do verão.

Na França, o presidente Emmanuel Macron determinou que seja dada a dose de reforço da vacina aos franceses. Desde outubro, o país assinala um aumento das infecções, com taxa de incidência de 62 casos por 100 mil habitantes, acima do limite de alerta.

A Alemanha é outro país europeu a registrar um aumento de novos casos da doença. As novas infeções também atingem níveis recordes na Rússia, Ucrânia e Grécia.

Diário da Serra

Notícias da editoria