Diário da Serra
Diário da Serra

ESFORÇO CONCENTRADO – Justiça de Mato Grosso promove Semana da Conciliação

Assessoria 11/11/2021 Geral

Cerca de 5 mil pessoas devem participar de audiências

Semana da Conciliação que segue até sexta

Dona Cleidiane aproveitou a Semana Nacional da Conciliação para resolver um problema antigo. Ela estava sendo executada pela Prefeitura de Tangará da Serra referente a uma dívida de IPTU. Em poucos minutos fez um acordo, resolveu a pendência que tinha e saiu do fórum bem mais tranquila.

“Aproveitei as facilidades e consegui fazer um acordo economizando um valor considerável”,

ressaltou.

Assim como dona Cleidiane, cerca de 5 mil pessoas devem participar de audiências que foram previamente agendadas para a Semana Nacional da Conciliação que segue até sexta-feira, dia 12 de novembro.

A proposta da Semana Nacional da Conciliação é encontrar soluções pacíficas para os conflitos judiciais, ponto de partida para impulsionar a estrutura da Justiça mato-grossense na resolução amigável dos processos que tramitam nas 1ª e 2ª instâncias.

O esforço concentrado faz parte da campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reúne iniciativas de todos os tribunais do país.

Para a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), juíza Cristiane Padim da Silva, a expectativa para a Semana Nacional da Conciliação é de conscientização.

“O diálogo que constrói soluções é o caminho mais adequado à pacificação social. Estão agendadas para esta semana, cerca de 5 mil audiências. As matérias alcançadas são variadas, como bancária, fiscal, consumidor, família, etc”.

Neste ano, o evento abordará o tema “Conciliação: mais tempo para você”. As audiências, que serão realizadas de forma virtual e/ou presencial, tratarão de processos que envolvem, entre outros, direito do consumidor, ações relacionadas a bancos, empresas de telefonia, guarda de filhos, inventário, INSS, DPVAT, divórcio e pensão alimentícia.

Diário da Serra

Notícias da editoria