Diário da Serra
Diário da Serra

Com crise hídrica agravada, cidade terá abastecimento somente dois dias por semana

Sergio Roberto / Enfoque Business 16/11/2021 Geral

A situação foi considerada “gravíssima” em entrevista coletiva promovida pelo Executivo Municipal na manhã desta terça-feira

Geral

A escassez de chuvas em pleno mês de novembro está transformando em dramática uma situação que já era crítica em Tangará da Serra.

As chuvas previstas não se confirmaram e as poucas precipitações que ocorrem em pontos isolados praticamente em nada contribuem para o restabelecimento da vazão do rio Queima-Pé, fonte de abastecimento da cidade. O resultado é o agravamento da crise hídrica, que já se revela pior que a vivenciada no ano passado. Ou seja, haverá endurecimento das ações de racionamento de água.

A situação foi considerada “gravíssima” em entrevista coletiva promovida pelo Executivo Municipal na manhã desta terça-feira. Na oportunidade, o diretor do Samae, Heliton Luiz Oliveira, anunciou a redução do abastecimento de três para dois dias semanais. A autarquia informou o crinograma de abastecimento por bairro.

Com a severa estiagem, a capacidade de tratamento de água na ETA diminuiu de 320 litros/segundo para 200 litros/segundo.

“É preciso reservar a água que chega nas residências e economizar. A situação é gravíssima. Não está chovendo na região do Queima Pé”, disse o diretor da autarquia.

A represa Sitna, a primeira a receber água bruta na Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) da cidade, está praticamente seca, apenas com um fio d’água que vem do Queima Pé e dos córregos Figueira e Uberabinha, que a abastecem. Nem mesmo a contribuição do rio Russo tem amenizado o grave problema.

A indisponibilidade de caminhões-pipa no mercado torna a situação ainda mais difícil. O município busca contratar caminhões para transportar água bruta do rio Sepotuba até a ETA.

“Já fizemos três licitações para contratar caminhões-pipa, mas as três deram desertas. Ou seja: Temos o dinheiro para contratar esses caminhões, mas não há caminhões”, lamentou Heliton Oliveira.

Previsão

Semana passada, a previsão de chuvas para a semana atual era animadora. Os principais sites de meteorologia apontavam para volumes superiores a 100 milímetros para ontem (segunda, 15) e para esta terça-feira. Nenhuma previsão se confirmou, ao menos até o desfecho desta publicação.

Hoje, o site Clima Tempo indica a possibilidade de chuvas em volume pouco superior a 90 milímetros até o próximo sábado. Mesmo se confirmando estas precipitações, o drama da crise hídrica ainda se manterá em Tangará da Serra.

Mas, o que está ruim pode piorar. Uma frente fria que acessa o sul do continente poderá frustrar as previsões de chuvas no Centro Oeste. Para a semana que vem há previsão de chuvas em volume total de 130 milímetros, mas poderá haver um período sem chuvas entre o sábado (27) e o final do mês.



Diário da Serra

Notícias da editoria