Diário da Serra
Diário da Serra

NOVA OLÍMPIA – Empaer e grupo de autoajuda promovem feira e fomentam agricultura familiar

Maricelle Lima / Empaer-MT 23/11/2021 Rural

Os artesanatos foram produzidos por quatro grupos de mulheres

Rural

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Grupo de Mulheres Sonho do Campo da cidade de Nova Olímpia, promoveram a 1ª Feira de Artesanato das Agricultoras Familiares “Artesanato Salva Vidas”. O objetivo da iniciativa foi apresentar as peças produzidas pelas agricultoras que participam de grupos de autoajuda criados desde 2018 com assistência técnica da Empaer.

Realizado no primeiro domingo do mês de novembro, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre expositoras e visitantes, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O evento contou com apoio da Prefeitura do município de Nova Olímpia, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Agricultura, Instituto Florescer, Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovele), Câmara Municipal, Sicredi, além dos Grupos de Mulheres: Empoderadas, Margaridas e Mulheres Ativas.

A extensionista da Empaer, Claudineia Marcela de Souza, conta que durante as visitas aos produtores notou que as agricultoras precisavam de uma atenção maior devido a alta incidência de  depressão entre elas. A ideia foi criar grupos e fomentar as atividades entre elas que pudessem trocar experiências por meio de atividades como o crochê, pintura em tecido e do petch aplique, com isso estimular mais uma fonte de renda ou um passatempo.

“Ao logo desses anos as adesões foram crescendo e a produção se diversificando. Vimos à necessidade de promover um evento para vender e mostrar os trabalhos para os comerciantes e moradores da cidade e da região”.
Segundo Claudineia, estavam no dia da feira moradores de Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Bugres.
“É uma enorme satisfação desenvolver um trabalho que esteja fazendo a diferença na vida de tantas mulheres guerreiras”.
Diário da Serra

Notícias da editoria