Diário da Serra
Diário da Serra

Serra de Deciolândia - Chuvas voltam a causar erosões em talude

Sergio Roberto / Enfoque Business 07/12/2021 Geral

O representante da Associação de Produtores da MT-480 está em Cuiabá buscando providências urgentes junto ao governo estadual para os reparos

Geral

A instabilidade dos taludes do trecho da MT-480 na Serra de Deciolândia, entre Tangará da Serra e Diamantino, segue causando preocupação aos usuários e, também, às autoridades. O problema é recorrente, verificado desde 2019 e ainda não foi solucionado.

Há alguns dias, os vereadores Eduardo Sanches (PSL) e Sebastian Ramos (PTB), de Tangará da Serra, estiveram no local em vistoria e constataram a continuidade do problema.

Os problemas verificados há dois anos e, também, ano passado – quando ocorreu um rompimento que resultou na interdição da pista – ainda não foram solucionados pelo governo do Estado.

“Não conseguiu ter avanço e efetividade na resolução do problema lá. A última informação que tive era que estava no setor de contratos para realizar a definição da empresa que ia fazer o projeto”, disse o vereador Eduardo Sanches, que é engenheiro civil.

A situação, porém, já vem recebendo atenção. O representante da Associação de Produtores da MT-480, Edilson Sampaio, está em Cuiabá buscando providências urgentes junto ao governo estadual para os reparos.

“Já temos informações e estamos em Cuiabá tratando desse assunto”, confirmou Sampaio.

Informações sobre as ações do governo deverão ser divulgadas ainda hoje.

Chuvas preocupam

O perigo reside principalmente no período chuvoso, em casos de precipitações pluviométricas volumosas, o que é normal na região nos meses de dezembro a março.  Segundo o engenheiro civil Sílvio Tupinambá, especialista em logística, o talude na Serra de Deciolândia é uma estrutura natural que recebeu curvas de nível durante as obras.

“Para que a estrutura tenha estabilidade é preciso um sistema eficiente de drenagem e, também, vegetação, através de hidrossemeadura”, disse em contato com a redação.

Tupinambá observa que o solo no local é basicamente arenito, de baixa capacidade de absorção, o que permite que a água de precipitações adquira velocidade, resultando em significativas erosões.



Diário da Serra

Notícias da editoria