Diário da Serra
Diário da Serra

RENDIMENTO GARANTIDO – Empaer orienta Xavantes no plantio de abacaxi

Maricelle Lima Vieira / Empaer-MT 05/01/2022 Rural

Os indígenas adquiram 37 mil mudas de um agricultor de Tangará da Serra

Indígenas com as mudas doadas pela Prefeitura de Poxóreu

A Comunidade Xavante de Poxoréu já recebeu, na primeira semana de 2022, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) para orientar sobre a plantação de abacaxi pérola. Sete mil mudas foram disponibilizadas pela Prefeitura Municipal e plantadas nas aldeias indígenas de Sangradouro.

Todo trabalho é acompanhado, semanalmente, pelos técnicos da Empaer Jonathan Vasconcelos Barros e Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier, que ensinam técnicas de manejo, correção do solo, plantio e colheita. Toda produção será para subsistência.


Jonathan explica que os indígenas já vêm produzindo mandioca e abóbora, mas foram orientados a diversificar com a fruticultura, a exemplo do plantio de mudas de jaca, manga e acerola.  

“O abacaxi é mais uma cultura que estamos inserindo como opção e foi bem aceita pela comunidade. Articulamos junto à Prefeitura e indicamos um produtor de Tangará da Serra, que é referência na cultura, para auxiliar”.

O secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, destaca a importância da parceria com a Empaer na assistência junto a 23 aldeias indígenas na cidade.

“É um trabalho de excelência e toda gestão é grata pelo empenho dos técnicos. As mudas de abacaxi já foram entregues em seis aldeias e, com o fim do recesso, todas serão contempladas. Cada aldeia receberá 250 mudas”.   

As 37 mil mudas foram adquiridas do produtor de Tangará da Serra, Silvano Aparecido Barbosa, referência no segmento.

Diário da Serra

Notícias da editoria