Diário da Serra
Diário da Serra

EM ESTUDO – Usina de reciclagem de resíduos da construção civil poderá ser instalada em Tangará da Serra

Redação DS / Serra FM 12/01/2022 Geral

Idail Trubian demonstrou interesse em implantar a usina

Usina vai reciclar os restos de construção civil

O Município de Tangará da Serra poderá ganhar, em breve, uma usina de reciclagem de resíduos sólidos, provenientes da construção civil. Uma usina de reciclagem como esta é viável economicamente em municípios com mais de 120 mil habitantes, portanto compatível com Tangará da Serra.

O engenheiro civil Idail Trubian demonstrou já há bastante tempo interesse em implantar aqui a usina. Reciclar os restos de construção civil, segundo ele, trás um grande benefício para o meio ambiente e pode se tornar um bom negócio também para a Prefeitura Municipal.

Em entrevista exclusiva ao Programa Primeira Hora, da Rádio Serra FM, o empresário Idail Trubian explica que a legislação precisa ser ajustada para atender uma usina desta natureza.

“Muitas situações nós dependemos do Governo Municipal para que a gente possa implantar essa usina. Estamos aguardando porque uma das premissas é que o Município tenha Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o famoso PMGIRS. (…) No caso de Tangará, a informação que tenho é que está sendo elaborado pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso”.

Segundo o empresário, o projeto segue sendo trabalhado, com expectativas de instalar a usina ainda neste ano ou no mais tardar no próximo ano.

“Para se ter uma ideia, se tirar os resíduos da construção civil do aterro sanitário você prolonga a vida dele entre 15 a 20 anos, ou seja, o Município não vai ter que comprar novas áreas. Outra situação é que a partir do momento que o município tenha o PMGIRS ele passa a alcançar recursos, financiamentos do Governo Federal que propiciam uma melhora nessa área ambiental”,
completa,

demonstrando os benefícios da usina.

“E devemos olhar, de forma muito séria, porque estamos poluindo a natureza. (…) e então, a usina pega uma parte desses resíduos e vai reciclá-los, vai produzir areia, brita, terra, um aproveitamento desse material e evitando, com isso, vá poluir mais o meio ambiente”.


Diário da Serra

Notícias da editoria