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rede estadual – Novo Ensino Médio será implementado em 10 escolas de Tangará

Redação DS / Seduc - MT 13/01/2022 Educação

A implantação do novo ensino médio será de forma gradual

Carga horária de estudos passa a ser de 1.000 horas anuais

A partir de fevereiro deste ano, estudantes do 1° ano do Ensino Médio de 525 escolas do Estado de Mato Grosso terão acesso a organização curricular do Novo Ensino Médio. Conforme a Lei n° 13.415/2017, o novo modelo de ensino será implantado de forma gradual, até 2024, em todas as escolas que tenham turmas do Ensino Médio.

Em Tangará da Serra, segundo o responsável pela Diretoria Regional de Educação (DRE), Saulo Scariot,  o novo modelo de ensino será implantado em 10 escolas estaduais:

  • 29 de Novembro;
  • 13 de Maio;
  • Professor João Batista;
  • Pedro Alberto Tayano;
  • Ramon Sanches Marques;
  • Vereador Bento Muniz;
  • Petrônio Portela Nunes;
  • Professora Jada Torres;
  • Escola Militar Tiradentes;
  • Patriarca da Independência.

Além da mudança na carga horária de estudos, que antes era de 800 horas e passa a ser de 1.000 horas anuais, o currículo passa a ser organizado por áreas de conhecimento. O modelo de aprendizagem conta com a inclusão do itinerário formativo, Projeto de Vida, Trilha de Aprofundamento e Eletivas.

Aliado à Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio institui um modelo de aprendizagem nas quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química);
  • Linguagens e suas Tecnologias (português, inglês, educação física e arte);
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia);
  • Matemática e suas Tecnologias, chamadas de Trilha de Aprofundamento.

O estudante também pode optar pela Trilha de Aprofundamento em Educação Profissional Tecnológica ou, ainda, por uma trilha integrada.

Já o projeto de vida é o coração do Novo Ensino Médio. É o componente curricular no qual o professor vai fazer um trabalho de orientação com o estudante, durante seu percurso no Ensino Médio, ajudando-o a desenvolver suas habilidades e escolher uma carreira.

O objetivo do itinerário formativo é desenvolver nos estudantes autonomia e habilidades que permitam uma visão de mundo ampla e heterogênea. E as eletivas são parte integrante do itinerário formativo e se referem a propostas desenvolvidas, por meio das áreas de conhecimento, com temáticas, vivências e aprendizagens variadas, elaboradas pelos professores, que tem a finalidade de ampliar e aprofundar as aprendizagens e fortalecer o protagonismo dos estudantes.

A proposta do Novo Ensino Médio foi elaborada com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e igualitária para os jovens brasileiros.

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