Diário da Serra
Diário da Serra

INTERCONEXÃO 2022 – Conselheiros de Cultura de Tangará da Serra participam de Encontro Internacional de Capoeira

Redação DS 19/01/2022 Cultura

Eles representarão o Município e divulgarão projeto tangaraense

Ana Paula e Mestre Bicudo

Os Conselheiros Municipais de Cultura de Tangará da Serra, Ana Paula Correia Lemes e Ludio Nei Fiorentim (Mestre Bicudo), participarão do Interconexão 2022- Encontro Internacional de Capoeira. O evento acontece em Imbituba, em Santa Catarina, entre os dias  20 a 23 de janeiro.

A iniciativa da comitiva de Mato Grosso teve o apoio direto da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e do deputado estadual Allan Kardec em parceria com a Federação Mato-grossense de Capoeira.

“Vamos representar nosso município e divulgar o lançamento do nosso CD ‘Histórias Cantadas de Mato Grosso’, juntamente com o nosso livro ‘Histórias Contadas de Mato Grosso’, da autora Mary Costa em parceria com o Instituto Jogo de Mandinga”,
destaca Mestre Bicudo.

A obra “Histórias Contadas de Mato Grosso” traz as narrativas por trás das canções de capoeira compostas pelo próprio Mestre Bicudo e colaboradores e que evidenciam a história do negro, a diáspora, a construção de ações estabelecida pelas relações da colonização, o caminho percorrido, as lutas e resistência, a liberdade, a representação da mulher, a visibilidade da cultura e a religiosidade, tomando base como figuras icônicas de Mato Grosso.

Para a compilação destas canções e suas histórias, a autora Mary Costa tomou como base a pesquisa bibliográfica, na qual, levantou acervos literários, teóricos que contemplassem este estudo, estabelecendo, assim um embasamento teórico articulado com os diálogos e narrativas dos povos que vivenciam, defendem e preservam cada uma das figuras tratadas na obra.

Este projeto teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) mediante à Lei Aldir Blanc, do Estado de Mato Grosso, via edital de seleção pública Nº 04/2020/SECEL/MT “Conexão Mestres da Cultura”.

(Com informações da Assessoria)



Diário da Serra

Notícias da editoria