Diário da Serra
Diário da Serra

AGRICULTURA FAMILIAR – Encontro técnico fomenta produção e comercialização da pitaya em Mato Grosso

Maricelle Lima Vieira / Empaer-MT 08/03/2022 Rural

Fruta é uma oportunidade de negócio para produtores

Foto: Empaer

O Encontro Técnico da Pitaya reuniu cerca de 100 pessoas, entre produtores, técnicos e gestores, em Tangará da Serra. Promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o encontro teve como objetivo incentivar a produção e a comercialização da fruta que possui um ótimo valor comercial e é uma oportunidade de negócio para produtores do Estado.

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, destaca que a iniciativa busca evidenciar as ações desenvolvidas pela Empaer na área finalística.

“Todo conhecimento, pesquisa e assistência técnica precisam ser compartilhados. Na prática, é o que estamos mostrando na oportunidade. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), vem reforçar essa união junto às prefeituras e secretarias municipais”.

O secretário de Agricultura de Tangará da Serra, Rogério Rio, representando o prefeito Vander Masson, ressaltou a importância do encontro técnico, o segundo em tão pouco tempo, sendo o primeiro do café com uma repercussão muito positiva na região.

“É uma satisfação contar com a presença do Governo do Estado aqui. Neste momento, queremos estimular nossos produtores familiares a produzir pitaya e, com o apoio da Empaer, sabemos que é possível tem uma rentabilidade satisfatória. No momento estamos no desafio da comercialização, mas vamos avançar e ser referência para outras cidades da região”.

Produzindo pitaya desde 2017 e com assistência técnica da Empaer, com 1.200 pés, o produtor Ademir dos Santos Moreira, da cidade de Curvelândia, era um dos expectadores do encontro. Entusiasta, aproveitou para trocar experiência e sanar suas dúvidas.

Acompanhado do técnico da Empaer Tarcísio Wunsch Júnior, Ademir ressaltou que está muito satisfeito com a sua produção e estimula outros agricultores a seguir seu exemplo. Ele dividiu sua propriedade com a produção do abacaxi pérola que produz há mais de 20 anos.

“Acreditei na pitaya e venho há alguns anos colhendo o investimento que é rentável. O encontro só trouxe a certeza que estou no caminho certo e vou ampliar minha área para produzir mais”,
pontua ele.

Realizado no Campo Experimental, uma das palestras foi sobre materiais genéticos da fruta que, segundo a pesquisadora da Empaer, doutora Dalilhia Santos, o recomendado para produção no Estado são de cinco materiais genéticos que foram validados junto à Embrapa, sendo elas:

  • BRS - Lua do Cerrado;
  • Luz do Cerrado;
  • Minipitaya do Cerrado;
  • Granada do Cerrado;
  • Âmbar do Cerrado.
“Essas cinco cultivares são auto férteis, ou seja, não precisam de polinização manual”,
destaca.

Sobre manejo do solo, irrigação e até a forma correta da plantação de uma muda, foi destacada pelo supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio.

“Aproveitamos para mostrar na prática como fazer o preparo de solo, o tamanho correto da muda, o espaçamento de plantio, coveamento e adubação, a irrigação, o plantio e o sistema de sustentação. Foi um momento de troca e de muito aprendizado”.

Logo em seguida foram mostradas as principais pragas que atingem a fruta com exemplares de cada uma delas.

Ao final, foram apresentadas pela técnica e nutricionista Gabrielle Lopes os benefícios nutricionais e as várias formas de consumo da polpa e da casca da fruta em geléias, batidas, sorvetes e iogurtes para serem usadas como mais uma opção de fonte de renda.

Diário da Serra

Notícias da editoria