Diário da Serra
Diário da Serra

MATO GROSSO – Livro digital da Pitaya é disponibilizado a produtores

Maricelle Lima Vieira / Empaer-MT 17/03/2022 Rural

Material condensa informações de espécies e cultivares

Material é mais uma ferramenta de conhecimento

Fruto de uma parceria entre a Empaer, Embrapa e Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, já está disponível gratuitamente no formato digital o livro ‘Pitaya – Uma Alternativa Frutífera’. Com 68 páginas, o material é mais uma ferramenta de conhecimento para agricultores e interessados em produzir a fruta em Mato Grosso e outras regiões do Brasil.

O material foi elaborado com objetivo de reunir informações que possam orientar e dar suporte a técnicos e produtores sobre as problemáticas ocorridas na cultura.

A pesquisadora da Empaer, doutora Dalilhia Santos, explica que o livro nasceu da necessidade de disponibilizar informação técnica, gratuita e organizada aos produtores de pitaya mato-grossenses.

“O livro é fruto de uma parceria entre pesquisadores doutores da Empaer, Universidade Federal de Lavras e Embrapa -  que juntos compilaram em quatro capítulos, diversas informações”.

Segundo a pesquisadora, a Universidade de Lavras contribuiu com conhecimento sobre comercialização e custo de produção, bem como sobre processamento pós-colheita das frutas. Já o papel da Embrapa, foi esclarecer sobre as espécies, as variedades e as cultivares de pitayas disponíveis.

“Foram apresentadas cinco cultivares validadas para nosso país, produto de mais de 20 anos de melhoramento, as quais são adaptadas às nossas condições de clima e solo e apresentam elevada produtividade e qualidade de frutos”.

O livro é gratuito e de fácil acesso, tem alto poder de alcance, orientando o agricultor sobre como cultivar essa fruta que é uma cultura nova, diferente e exótica.

Para ter acesso ao livro basta acessar o link: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1140650/pitaya-uma-alternativa-frutifera?link-inicial
 

Diário da Serra

Notícias da editoria