Diário da Serra

DADOS PRÉVIOS – Tangará da Serra ultrapassa 81 mil eleitores cadastrados

Fabíola Tormes / Redação DS 16/05/2022 Política

O prazo para conclusão da análise vai até o dia 7 de junho

Foram cerca de dois mil atendimentos presenciais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realizou neste ano de 2022 o maior fechamento de cadastro eleitoral de sua história. O dia 4 de maio foi o prazo final para o eleitor solicitar a regularização do título eleitoral, conforme determina a Lei 9.504/1997.

Excluindo o ano de 2020, quando o fechamento de cadastro aconteceu em meio a pandemia da Covid-19 (5.588 atendimentos virtuais), o atendimento deste ano foi 423% superior ao de 2018 (16.239 atendimentos), última eleição geral.

Levando-se em conta os últimos 30 dias antes do fechamento, ou seja, de 5 de abril a 4 de maio, foram realizados 184.689 atendimentos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Destes, 56% presencialmente.

Em Tangará da Serra foram cerca de dois mil atendimentos presenciais somente nos últimos dias do prazo final de fechamento do cadastro eleitoral e 1.700 pedidos pela internet, fazendo com que o Município tenha hoje mais de 81 mil eleitores cadastrados.

“Todavia a quantidade de eleitores aptos a votar, descontados os suspensos por condenação criminal e os cancelados por ausência a três eleições seguidas sem justificativa, não podemos precisar ainda”,
explica o chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral, com sede em Tangará da Serra, Luis Gustavo Romko.
“Tivemos um acréscimo de aproximadamente dois mil eleitores no último mês. E destes aproximadamente metade de transferências de outros municípios e metade de jovens com primeiro título”.

O prazo para conclusão da análise dos requerimentos vai até o dia 7 de junho. Somente após esta data o será possível concluir o número exato de eleitores aptos a participarem das Eleições 2022, assim como o perfil deste eleitorado.

“Essa é apenas uma estimativa”,
afirma.
“Agora iniciaremos a fase de organização logística das eleições e reorganização dos locais de votação. Nesta eleição teremos muitas mudanças de locais, com novas escolas e mudanças temporárias de escolas que são locais de votação, devido a reformas. (…) Teremos muitas informações ainda, e assim que for oportuno, a população será informada”.

Notícias da editoria