Diário da Serra
Diário da Serra

5 DE JUNHO – Rotary prepara 17ª edição do projeto Preserve o Rio Sepotuba

Fabíola Tormes / Redação DS 25/05/2022 Geral

Voluntários percorrerão o Rio Sepotuba recolhendo o lixo

Na última edição foram retiradas cinco toneladas de lixo

O Rotary Club de Tangará da Serra Centro realizará no próximo dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – a 17ª edição do Projeto Preserve o Rio Sepotuba, nos trechos entre a Estância Modelo a Estância Amazonas.

Neste dia, de acordo com a presidente do clube, Jéssica Gonçalves Melo, os voluntários percorrerão o trecho do Rio Sepotuba recolhendo o lixo e orientando a população ribeirinha da importância da preservação do meio ambiente.

Além deste trabalho de limpeza, o grupo ainda fará a soltura de balões biodegradáveis com sementes (plantio eólico) e também o arremesso de bolotas de argilas com sementes de árvores frutíferas e nativas, para que, no período das chuvas, essas árvores nasçam.

“São 16 anos realizando este projeto e a 17ª edição, porque tivemos um ano que realizamos a limpeza duas vezes, e sempre recolhendo uma grande quantidade de lixo”,
destaca o organizador do projeto, Carlos Melo, em entrevista à Serra FM.

Somente na última edição foram retiradas cinco toneladas de lixo das águas e margens do Rio Sepotuba. Para este ano a expectativa é que esse número seja maior, em razão de que o projeto não foi realizado nos últimos dois anos, devido a pandemia do Covid-19.

Além dos voluntários do clube e outros atuantes na causa, o projeto conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Meio Ambiente (Municipal e Estadual).

Àqueles que quiserem participar, podem entrar em contato com a organização, Carlos Melo (Carlito) pelo telefone 65 9968-5999. O grupo se reunirá no Posto Iza, saída do Dona Júlia, local de onde partirão até a Estância Modelo, onde será o ponto de partida, descendo o rio recolhendo o lixo.

“O Rio Sepotuba é nosso, mas o lixo é seu. Traga de volta”.

(Com informações Programa Primeira Hora – Serra FM)



Diário da Serra

Notícias da editoria