Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ – Unemat recebe estudantes da zona rural em visita ao curso de Enfermagem

Miguel R. Netto/ Unemat 04/07/2022 Educação

Atividade faz parte de projeto “Conexão: escola na universidade”

Visita realizada no último dia 30 (Foto: Professora Akeisa Dalla Vechia - Enfermagem)

O Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler da Unemat em Tangará da Serra recebeu a visita de estudantes da educação básica da zona rural do município. Os jovens fazem parte do assentamento Antônio Conselheiro e visitaram as instalações do curso de bacharelado em Enfermagem ofertado de forma regular no campus.

A visita guiada faz parte do projeto de extensão “Conexão: escola na universidade” coordenado pela professora do curso Akeisa Dalla Vechia, enfermeira com especialização em políticas públicas e mestrado em enfermagem. A equipe também é composta por diversos acadêmicos do curso que estiveram acompanhando os estudantes durante todo o período.

A proposta do projeto ressalta que as escolas públicas de Ensino Médio e fundamental são compostas, em sua maioria, por crianças, jovens e adultos de classes populares e que a ausência de informação sobre as instituições de ensino superior, aliada à falta de perspectiva e incentivo para os estudos, são os principais motivos para o seu abandono ou o não ingresso no ensino superior no país. A presente proposta de extensão pretende aproximar as escolas da zona rural do município de Tangará da Serra com a universidade, o que é muito importante para a democratização dos conhecimentos e para o redimensionamento da função social da Unemat.

Segundo a professora Akeisa o projeto tem por objetivo

“criar um espaço de diálogo e compartilhamento de informações acerca do curso de enfermagem com ênfase na promoção do ingresso na Unemat”,
frisa.

Dalla Vechia ainda disse que conversando com os estudantes muitos se sentiram instigados pela oportunidade de conhecer as instalações da universidade e que isso é um grande incentivo para que eles venham a integrar o corpo discente da instituição no futuro.

Os laboratórios do curso de enfermagem possuem boa infraestrutura com equipamentos que possibilitaram aos estudantes conhecer o dia a dia de um acadêmico do ensino superior. Eles participaram de explicações e também viram simulações como no laboratório de anatomia e também a aferição de pressão arterial.



Diário da Serra

Notícias da editoria