Diário da Serra
Diário da Serra

ÍNDICE INTERNACIONAL – Mato Grosso fica acima da média nacional em ranking da Transparência

CDI Comunicação 07/07/2022 Geral

O estado alcançou 65,9 pontos, com desempenho ‘bom’

Ranking com os resultados das avaliações

O Mato Grosso alcançou 65,9 pontos e teve seu desempenho considerado ‘bom’ no Índice de Transparência e Governança Pública da Transparência Internacional, ficando acima da média entre os entes federativos, porém com oportunidades para melhorias. Através do comparativo, que será atualizado anualmente, a organização avaliou como está a transparência de informações de interesse público dos 26 governos estaduais, além do Distrito Federal, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência, participação social e no combate à corrupção.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, na qual 0 (péssimo) significa que o estado é avaliado como totalmente opaco e fechado à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência e participação social. A metodologia da avaliação compara 84 critérios, divididos em oito dimensões: Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos.

O detalhamento das notas gerais indica que os maiores desafios dos estados para assegurar transparência e boa governança se concentram na dimensão Transparência Financeira e Orçamentária. Os resultados mostram que nenhum estado divulga informações completas de identificação sobre o repasse de emendas parlamentares.

“Os resultados do Mato Grosso mostram que o estado ainda precisa fazer muito para cumprir obrigações básicas, especialmente em temas como digitalização, legislação anticorrupção e qualidade dos dados públicos. A pontuação, em meio a mais de 80 itens avaliados, demonstra que o estado cumpre obrigações definidas pela Lei de Acesso à Informação, mas não dá transparência a temas e processos fundamentais para prevenir e combater a corrupção no estado. A baixa transparência conferida a algumas informações representa um risco à administração pública, já que impede o exercício do controle social e deixa o caminho livre para a corrupção”,
explica Vinicius Reis, pesquisador do Centro de Conhecimento Anticorrupção na Transparência Internacional - Brasil.
  • Balanço regional:

A região Centro-Oeste tem Goiás (83 pontos) no topo, com nível de transparência classificado como ‘ótimo’, e o Distrito Federal (74,3), na segunda colocação, seguido por Mato Grosso (65,9), ambos com seu nível de transparência avaliado como ‘bom’. Mato Grosso do Sul (56,2) aparece na “lanterna” classificado na categoria ‘regular’.



Diário da Serra

Notícias da editoria