Diário da Serra
Diário da Serra

15 ANOS – Memórias da Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra são eternizadas em livro

Fabíola Tormes / Redação DS 07/07/2022 Geral

Oficina de produção de cartoneras finaliza a produção dos livros

Cooperadas, atentas as explicações

Os 15 anos de história da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan) e de seus cooperados, especialmente dos fundadores, estão sendo eternizados em livro, que será lançado neste sábado, dia 9 de julho.

O livro Memórias da Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra foi produzido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ao longo do primeiro semestre deste ano e sua finalização nesta terça-feira, dia 5 de julho, com a confecção das capas, através da oficina de produção de cartoneras, que é a confecção manual de livros, utilizando-se de papelão. 

A oficina Cartonera contou com a participação das cooperadas e foi ofertada pela professora e organizadora do coletivo literário Curupira Cartonera, Flavia Krauss, um projeto de extensão de Letras da Universidade de Tangará da Serra. 

“Estamos vivenciando aqui a finalização de um projeto de escrita, de memórias dos fundadores da Coopertan. Durante todo o semestre realizamos a coleta dessas memórias, que foram rememoradas oralmente e transcritas pelos membros da Curupira Cartonera. Essa transcrição originou o livro, que foi impresso, e é este livro que estamos encadernando hoje aqui”,
destaca a professora. 

Entre as participantes, as cooperadas Simone Regina dos Santos e Rosani Lourenço da Silva, que adoraram aprender a técnica e, especialmente, uma nova maneira de reciclar o papelão, material presente em abundância na cooperativa. 

“Gostei muito da oficina, pois estamos aprendendo como reutilizar com o que a gente tem”,
disse Simone, que há três anos trabalha no local. 
“Bem legal o que estamos aprendendo. E tudo que aprendi aqui ainda vou levar para casa, ensinar meus filhos”,
completou Rosani, que há sete anos participa da Coopertan e dali tira o sustento aos filhos.

Foram impressos 100 livros que serão entregues a todos os cooperados, em evento solene aos trabalhadores e autoridades, neste sábado, dia 9.

(Com colaboração Assis Wébio)



Diário da Serra

Notícias da editoria