Diário da Serra
Diário da Serra

ELEIÇÕES DE OUTUBRO – Justiça Eleitoral intensifica campanha para atrair mesários voluntários

Redação DS / Serra FM 08/07/2022 Política

Somente em Tangará da Serra são cerca de 850 mesários

Eleitor maior de 18 anos e em situação regular, pode se candidatar

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT), através do Cartório da 19ª Zona Eleitoral de Tangará da Serra, está intensificando a campanha para atrair pessoas a se tornarem mesários voluntários para as Eleições Gerais de 2022

Responsável por conduzir todo o processo de votação, o mesário ocupa um papel fundamental no fortalecimento da democracia.

“Os mesários formam a linha de frente na defesa de eleições limpas, garantindo aos eleitores o sigilo do voto, a ausência de manifestações nas seções que possam influenciar ou pressionar eleitores, garantem a tranquilidade e a normalidade da votação, de forma a deixar todo o processo transparente e dentro da lei”,
destaca o chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko. 

Todo eleitor maior de 18 anos e em situação regular junto à Justiça Eleitoral, pode se candidatar. A participação só é vetada para candidatos ou quem tem parente candidato, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e agentes policiais que exercem cargos de confiança do Poder Executivo e para quem trabalha na Justiça Eleitoral.

“Estamos com vários canais para que essas pessoas, esses cidadãos possam se inscrever para trabalhar como mesários voluntários”,
reforça.

A inscrição pode ser feita pelo site do TRE-MT, pelo aplicativo e-Título, pelo whatsapp do Cartório Eleitoral (65 9 9223-2832) ou e-mail zona19@tre-mt.jus.br, pelo link da bio no Instagram @cartorioeleitoral19 ou ainda pessoalmente no Cartório Eleitoral. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30. 

Somente em Tangará da Serra são cerca de 1.200 voluntários que trabalharão nas Eleições Gerais deste ano. Desses, cerca de 850 como mesários.

“Por isso buscamos o máximo de eleitores voluntários que queiram contribuir, evitando convocações forçadas”. 

O trabalho não é remunerado, mas que concede alguns benefícios a mesários e mesárias voluntárias. Para cada dia de convocação, incluindo treinamentos, o voluntário ganha dois dias de folga, recebe uma ajuda de custo para alimentação, além de outras vantagens, como a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos do Governo do Estado de Mato Grosso e, se for universitário, a atividade de mesário é reconhecida como atividade extracurricular, em instituições parceiras.

“Não deixem para a última hora. Se inscrevam a fim de que possamos organizar um treinamento, para que esses mesários voluntários sejam treinados e estejam aptos a enfrentar todas as situações que apareçam no dia da eleição. Estamos esperando essas inscrições”.
Diário da Serra

Notícias da editoria