Diário da Serra
Diário da Serra

30% E 20% – Meteorologia emite alerta de tempo seco em grande parte do país

Pedro R. Vilela / Agência Brasil 12/07/2022 Geral

Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico e exposição ao sol

Geral

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% em grande parte da região Centro-Oeste do país.

Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e áreas de Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia são regiões onde predomina uma massa continental de ar seco, que atua bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral.

Embora a umidade relativa do ar não esteja extremamente baixa no momento, o Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. 

“O inverno começou há menos de um mês e vai até setembro, com essa massa de ar seco dominando a maior parte do tempo. A gente vai ver cada vez mais o agravamento da umidade, que, em agosto, deve começar a registrar índices abaixo de 10%, o que já é considerado uma situação de emergência”,
disse Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

O tempo seco e a pouquíssima presença de nuvens nessa época do ano fazem com que os dias sejam mais quentes e as noites mais frias, especialmente na região centro-sul do país. 

Diário da Serra

Notícias da editoria