Diário da Serra
Diário da Serra

NOVA TENTATIVA – Prefeito tenta sensibilizar Estado para reabertura de UTIs em Tangará da Serra

Redação DS / Serra FM 13/07/2022 Saúde

Quando abertos, os leitos atenderão toda a população do Estado

Atendimentos foram encerrados em abril

O Prefeito Municipal Vander Masson esteve em Cuiabá nesta terça-feira, 12, em busca da reabertura das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito, para atendimento geral. Essas unidades, que eram exclusivas para pacientes com Covid-19, foram fechadas em abril deste ano. 

A necessidade da reabertura dos leitos foi novamente levantada neste final de semana, após a morte prematura de Júlia Gabrielle Pereira Cavalcanti, de apenas dois anos. A menina morreu à espera de um leito de UTI neonatal. De acordo com o boletim médico, a criança teve pneumonia bacteriana com derrame pleural. A família chegou a conseguir uma liminar da Justiça para que ela fosse transferida, mas a menina não resistiu e morreu pouco antes do translado, no sábado, 9. 

“A UTI de Tangará é de primeiro mundo, no entanto, precisa estar em funcionamento e infelizmente não está. Não depende de nós, depende do Estado”,
lamenta o gestor Municipal,

que acompanhado do deputado estadual Doutor João José de Matos busca novamente sensibilizar o Estado para a abertura dessas unidades e credenciamento de unidades em hospitais particulares. 

“Se temos leito em Tangará, o Estado terá que passar por cima das normativas e dar um jeito de credenciar essas UTIs porque Mato Grosso precisa”,
completa,

justificando que há uma fila de espera no Estado, especialmente no caso de unidades neonatais.

“A demanda é grande. (…) Precisamos abrir o mais breve possível, mesmo não atendendo os requisitos [entre eles o funcionamento do Centro Cirúrgico]”. 

Quando abertos, os leitos no hospital municipal atenderão toda a população do Estado de Mato Grosso, não sendo exclusivas de Tangará.

  • RELEMBRE:

O complexo de leitos de UTI do Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito foi inaugurado com 10 leitos em 23 de junho de 2020, no início da pandemia, sendo ampliado para 20 leitos em 2021. Com o tempo, houve nova redução para 10 leitos e uma programação de encerramento dessas unidades para o final do ano passado, mas com o advento de uma nova variante do vírus e o aumento no número de casos no mês de janeiro passado, o encerramento das atividades foi reprogramado para o dia 14 de abril de 2022.

Todavia, ao longo desse período, a equipe de gestão da Prefeitura iniciou uma força-tarefa junto às esferas estadual e federal de Governo para transformar os leitos em UTI Geral, o que até agora não aconteceu. 

Diário da Serra

Notícias da editoria